v. 36 n. 2 (2016): Edição especial - Ensino de Probabilidade e Estatística

Editorial

Temos a satisfação de apresentar o v. 36, n. 2, 2016 da REVISTA VIDYA, em um momento muito especial para todos nós, pelos seguintes motivos: neste ano, o periódico completa 40 anos de existência, tendo passado por diversas fases, consolidou-se como veículo de divulgação de pesquisas na área de Ciências, Matemática e Educação; recentemente, foi reconhecido no Qualis-Capes como A2 na área de Ensino; nesta edição especial sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística, o períodico conta com as editoras convidadas Suzi Samá e Mauren Porciúncula, respectivamente,  coordenadora e vice-coordenadora do GT12 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, que trata do tema.

A edição também consolida a revista como de divulgação internacional, à medida que estão sendo publicados artigos de renomados pesquisadores na área de seis países: Brasil (diversas regiões), Colômbia, França (com um artigo em português e outro em francês), Espanha e Venezuela. Ao todo são 23 artigos, cujos temas abrangem a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, Médio e Superior, passando pela formação de professores e tecnologias computacionais, voltadas ao ensino de Probabilidade e Estatística.

A edição começa com um mapeamento sobre a produção em Educação Estatística brasileira, em programas de pós-graduação. Culmina com outro mapeamento, desta feita, sobre estudos relativos à probabilidade geométrica. Esta diversidade de textos aqui apresentados possibilita divulgar a produção qualificada das pesquisas produzidas na Educação Estatística nas esferas nacionais e internacionais.

Os editores agradecem aos pesquisadores, que confiaram a escrita de suas pesquisas a esta Edição Especial da Vidya, e desejam a todos uma agradável leitura.

José Carlos Pinto Leivas

Mauren Porciúncula

Suzi Samá
Publicado: 06.12.2016

Artigos