O CONCEITO DE PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO APOIADA PELA ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA

Autores

  • José Luiz Cavalcante Doutorando em Ensino das Ciências e Matemática pelo PPGEC- UFRPE
  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Jean-Claude Regnier Université de Lyon - Lumière Lyon2 França Pesquisa: UMR 5191 ICAR

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação mantida por licenciandos do curso de Matemática com a Probabilidade e seus conceitos. Para esta discussão, utilizamos a Análise Estatística Implicativa que é entendida como uma ferramenta de análise de dados capaz de fornecer subsídios para refletir sobre a formação docente.  Nossa questão de pesquisa está relacionada com o seguinte questionamento: como os futuros professores de Matemática se relacionam com as ideias básicas que envolvem o conceito de Probabilidade? Para responder a essa questão, nos fundamentamos em Azcárate Goded (1996) e Gonçalves (2004) que discutem o papel e a formação das concepções docentes sobre Probabilidade. Utilizando o software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva), pudemos observar que os futuros professores demonstram fragilidade na sua relação com a Probabilidade e se aproximam de uma concepção clássica da Probabilidade.

 

Biografia do Autor

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática (Brasil) e doutor em Ciências da Educação (França), Docente/orientador do PPGEC-UFRPE, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Cavalcante, J. L., Andrade, V. L. V. X. de, & Regnier, J.-C. (2016). O CONCEITO DE PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO APOIADA PELA ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA. VIDYA, 36(2), 441–455. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1794