VIDYA

Publicação on-line semestral da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 0104-270X, na versão impressa, até o v. 31, n. 1 de 2011 e, a partir do v. 32, n. 1 de 2012, sob número 2176-4603, na versão on-line. A revista Vidya tem seu nome inspirado no sânscrito, cujos significados – conhecimento, sabedoria, educação – refletem a orientação humanística da instituição a que está vinculada. A publicação possui o prefixo DOI 10.37781

O periódico destina-se à divulgação da produção científica de professores e pesquisadores da Universidade Franciscana, bem como de outras Instituições de Ensino Superior. Lançada em novembro de 1976, por iniciativa da direção e dos professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), a revista, até 1985, esteve voltada à publicação de artigos de todas as áreas da faculdade em cada exemplar e, a partir de 1994, passou a ser organizada por temáticas definidas a cada edição. A contar do primeiro semestre de 2007, a proposta editorial da Vidya voltou-se especificamente para a área da educação, em suas múltiplas dimensões.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de vetar a publicação de textos que não estejam de acordo com os objetivos da revista. Os artigos são avaliados, sem identificação de autoria, por membros do Conselho Consultivo. As afirmações e os conceitos contidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

Em maio de 2014, o Conselho Editorial e a Comissão Editorial se fundiram e deram origem ao Conselho Editorial, que, a partir desse ano, definiu que a revista fosse relacionada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Além disso, foi definido que seria editada pelo sistema SEER. Dessa forma, é recomendado que os trabalhos submetidos sejam relacionados às áreas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática, bem como formação de professores. Os trabalhos a serem submetidos à Vidya devem ser oriundos de pesquisadores doutores, mestres ou alunos de pós-graduação com doutores envolvidos e que sejam relacionados às áreas citadas.

O acesso para submissão e publicação é gratuito.

A revista está em dia com as publicações anuais.

 

- Conheça as normas aqui

- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: vidya@ufn.edu.br


..............................................................................................................................................................................................................

PRÓXIMOS NÚMEROS:

2022

- v. 42, n. 01: Rolling pass (fluxo contínuo)

- v. 41, n. 02: Edição especial 2022: A revista Vidya lançachamada para o número temático EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA, tendo por editores convidados os doutores Fredy Gonzalez (Ve); Juan E. Nápoles (Arg) e Osvaldo Rojas Velázques (Co).

As submissões deverão ser postadas na plataforma até 31 de maio de 2022, no template, onde estão orientações/condições para submissão, além das constantes nas diretrizes para autores. O não atendimento dessas condições implicará na recusa imediata.

* Ao submeter um artigo é condição necessária que os autores completem os metadados, especialmente, com a titulação máxima, ORCID e preferências por área para avaliação. Todos os que submetem artigos são potenciais avaliadores.


v. 42, n. 1 (2022)

Primeiro artigo liberado: 17/12/2021

Sumário

Apresentação

EDITORIAL
José Carlos Pinto Leivas
PDF

Artigos

Luana Eveline Tramontin, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Jaqueline de Morais Costa
PDF
1-20
Katy Wellen Meneses Leão, Marilene Rosa dos Santos, Paula Moreira Baltar Bellemain
PDF
21-38
Carlos Augusto Luz, Suzana Lucy Nixdorf, André Luis Trevisan
PDF
39-54
Quércia Carvalho Eloi, Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade
PDF
55-73
Daniel Maués da Cunha, Joubert Lima Ferreira
PDF
75-95
Maria Marta da Silva, Wellington Lima Cedro
PDF
97-114
Priscila de Paiva Martins Veiga, Eduardo Barrére
PDF
115-133
Rafaele Rodrigues de Araujo, Fernanda Sauzem Wesendonk
PDF
135-148
Andrei Luís Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi
PDF
149-166
Diego Barboza Prestes, Regina Luzia Corio de Buriasco
PDF
167-184
Alessandra Imaculada de Almeida Neves, Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Sandra Alves de Oliveira
PDF
185-200