VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA <p>A <strong>VIDYA</strong> é uma <strong>publicação </strong><em><strong>on-line</strong></em><strong> semestral</strong> da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 0104-270X, na versão impressa, até o v. 31, n. 1 de 2011 e, a partir do v. 32, n. 1 de 2012, sob número 2176-4603, na versão <em>on-line</em>. A revista <em>Vidya</em> tem seu nome inspirado no sânscrito, cujos significados – conhecimento, sabedoria, educação – refletem a orientação humanística da instituição a que está vinculada. A publicação possui o prefixo DOI 10.37781</p> <p>O periódico destina-se à divulgação da produção científica de professores e pesquisadores da Universidade Franciscana, bem como de outras Instituições de Ensino Superior. Lançada em novembro de 1976, por iniciativa da direção e dos professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), a revista, até 1985, esteve voltada à publicação de artigos de todas as áreas da faculdade em cada exemplar e, a partir de 1994, passou a ser organizada por temáticas definidas a cada edição. A contar do primeiro semestre de 2007, a proposta editorial da <em>Vidya</em> voltou-se especificamente para a área da educação, em suas múltiplas dimensões.</p> <p>O Conselho Editorial reserva-se o direito de vetar a publicação de textos que não estejam de acordo com os objetivos da revista. Os artigos são avaliados, sem identificação de autoria, por membros do Conselho Consultivo. As afirmações e os conceitos contidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.</p> <p>Em maio de 2014, o Conselho Editorial e a Comissão Editorial se fundiram e deram origem ao Conselho Editorial, que, a partir desse ano, definiu que a revista fosse relacionada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.</p> <p>Além disso, foi definido que seria editada pelo sistema SEER. Dessa forma, é recomendado que os trabalhos submetidos sejam relacionados às áreas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática, bem como formação de professores. Os trabalhos a serem submetidos à <em>Vidya</em> devem ser oriundos de pesquisadores doutores, mestres ou alunos de pós-graduação com doutores envolvidos e que sejam relacionados às áreas citadas.</p> <p><span style="text-decoration: underline;">O acesso para submissão e publicação é gratuito.</span></p> <p>A revista está em dia com as publicações anuais.</p> <p><strong>- Conheça as normas <a href="https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/about/submissions#onlineSubmissions">aqui</a></strong></p> <p><strong>- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail:</strong> <a href="mailto:vidya@ufn.edu.br">vidya@ufn.edu.br</a></p> pt-BR vidya@ufn.edu.br (José Carlos Pinto Leivas) ti@ufn.edu.br (Tecnologia da Informação) Wed, 20 Dec 2023 11:34:36 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A TORRE DE HANÓI DIGITAL EM AULAS ONLINE EM UMA DISCIPLINA DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4621 <p>Este artigo é fruto de uma dissertação que analisou contribuições da Torre de Hanói digital em dispositivos móveis de toque em tela em aulas remotas no período da pandemia de Covid-19. A intervenção pedagógica ocorreu na disciplina Prática de Ensino da Licenciatura em Matemática da UFRRJ. Foram implementados encontros síncronos no Google Meet e interações assíncronas no Facebook. Os dados foram produzidos mediante registros para as atividades, diários da pesquisadora, geração e compartilhamento de vídeos gerados pelos sujeitos, questionário online e registro de interações síncronas e assíncronas. Foi possível constatar que o uso do recurso no desenho da disciplina e na dinâmica interativa foi potente. Particularmente, os licenciandos puderam, colaborativamente, construir conhecimentos ao longo da experiência, e os pesquisadores puderam acompanhar o aprendizado dos participantes com o uso de tecnologias e de estratégias didáticas diversas. Um aspecto inovador da pesquisa é o uso de aplicativos de gravação de telas.</p> Larissa de Almeida Reis, Marcelo Almeida Bairral Copyright (c) 2023 VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4621 Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 -0300 COMBINAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO INDIVIDUAL COM CARACTERÍSTICAS HÍBRIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS EDUCANDOS https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4519 <p>Para o desenvolvimento desta pesquisa foram criadas e aplicadas sequências didáticas em aulas de matemática de duas turmas do Ensino Básico, usando a metodologia ativa da sala de aula invertida, associada a rotação individual com características híbridas. Durante a aplicação, buscou-se identificar aspectos relacionados ao desenvolvimento da autonomia dos educandos, através da personalização do ensino da matemática, visando a motivação e a potencialização da aprendizagem dos estudantes. A coleta de dados se deu por diversos instrumentos como atividades realizadas pelos pesquisados, avaliações escritas, relatórios com depoimentos dos pesquisados e observações feitas por meio do diário de campo. O processo de análise dos dados se deu na forma textual discursiva, identificando-se contribuições das metodologias utilizadas no processo de desenvolvimento da autonomia dos estudantes, indicando o desenvolvimento da proatividade, a colaboração e a flexibilidade do estudo dos objetos do conhecimento abordados.</p> Vanessa Boscari Bellotto, Vitor Jose Petry Copyright (c) 2023 VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4519 Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 -0300 INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO E OS PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4540 <p>Este estudo teve como objetivo: reconhecer as complexidades envoltas no desenvolvimento do PCK e suas repercussões na constituição docente a partir do movimento de Investigação-Formação-Ação em Ensino de Ciências. Os participantes da pesquisa foram 13 licenciandos de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e os dados foram produzidos a partir de suas respostas obtidas por questionário e entrevistas. A análise dos dados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo, em que emergiram duas espirais reflexivas. A partir da análise e reflexão das espirais emergentes, foi possível evidenciar que o PCK se desenvolve na prática e por processos reflexivos; sua constituição docente e estratégias de ensino podem sofrer influência de professores que tiveram durante sua trajetória escolar e acadêmica e que os licenciandos irão aprender a profissão com outros professores (tríade de interação).</p> Andressa Vargas de Souza, Rúbia Emmel Copyright (c) 2023 VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4540 Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 -0300 ECOLOGIA SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DAS PRAXEOLOGIAS USUAIS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR DE 2005 À 2021 https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4542 <p>Nesse extrato apresentamos uma ferramenta de análise das praxeologias desenvolvidas nos ensinos fundamental anos finais, médio e superior para a noção de função quadrática. Este estudo foi realizado por meio de uma grade de análise que permite compreender a ecologia das propostas institucionais e verificar a conformidade delas com os que conhecimentos prévios possíveis de serem mobilizados e/ou disponíveis no início do Ensino Superior. A grade contempla noções da didática francesa associadas à ecologia dos saberes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, que identifica as mudanças institucionais para períodos determinados quando da passagem entre etapas escolares. Os resultados mostram a existência de tarefas associadas à noção de função quadrática que, desde 2005, eram ampliadas e revisitadas nas três etapas aqui consideradas, mas a partir de 2018 esse estudo fica implicitamente deixado a cargo dos professores para o ensino fundamental anos finais. Concluímos que os professores do ensino médio e superior precisam ficar atentos para essa nova organização didática.</p> Alessandra Azzolini da Silva, Ademir Avila, Valdir Bezerra dos Santos Júnior, Marlene Alves Dias Copyright (c) 2023 VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4542 Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 -0300 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO: A MATEMÁTICA CONTRIBUINDO COM QUESTÕES RELACIONADAS A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERRA DONA FRANCISCA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4571 <p>Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como proposta investigar as concepções por parte dos estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Joinville, em relação às Macrotendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental segundo Layrargues e Lima (2014). Com o intuito de enfatizar a importância em desenvolver a Educação Ambiental por meio da Educação Matemática Crítica, com os cenários para investigação, ancorada nas ideias de Skovsmose (2000, 2008, 2014), a partir da análise das questões socioambientais com o tema Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca. Para isso utilizou-se a abordagem qualitativa; os resultados foram ancorados a partir da Análise de Conteúdo segundo Gomes (2016) e apontaram que os estudantes pesquisados apresentam, predominantemente, uma concepção conservadora da Educação Ambiental. Além disso, os estudantes não identificam ligação entre o tema Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca, Educação Ambiental e Matemática.</p> Cristina Oening, Regina Helena Munhoz Copyright (c) 2023 VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4571 Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 -0300 SOBRE MANEIRAS DE PENSAR EM ÁLGEBRA LINEAR E PENSAMENTO VETORIAL https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4703 <p>O objetivo desta pesquisa é mostrar um contraste e uma possível generalização dos modos de pensar em Álgebra Linear de Anna Sierpinska (2000) em relação ao Pensamento Vetorial e suas rubricas de caracterização, que foram introduzidas como contribuição teórica à tese de doutorado de o autor desta pesquisa. Um conjunto de atividades com problemas desafiadores e não rotineiros foi proposto aos estudantes de engenharia da Universidade Antonio Nariño, onde foi possível demonstrar um tipo especial de pensamento matemático que permitiu fortalecer as formas de pensar em Álgebra Linear e favoreceu a construção de significado dos conceitos da disciplina de Cálculo Multivariado e Álgebra Linear.</p> Oscar Andres Galindo Rivera Copyright (c) 2024 VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4703 Wed, 14 Feb 2024 00:00:00 -0300 FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: UM EXERCÍCIO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4747 <p>A Análise Textual Discursiva (ATD) é uma metodologia de análise que tem ganhado cada vez mais espaço no campo das pesquisas qualitativas. Frente a isso, um programa de pós-graduação em Educação em Ciências elaborou uma disciplina para se dedicar ao estudo da ATD. Nela, após um momento de estudo teórico, realizou-se um exercício prático a partir das percepções dos mestrandos acerca da pergunta: O que é isto, ATD para alunos(as) de pós-graduação que estudam ATD? As respostas foram analisadas coletivamente por meio da ATD, o que resultou em três categorias emergentes. O objetivo deste artigo é apresentar uma dessas categorias que aponta para os pressupostos filosóficos da Análise Textual Discursiva. Nela emerge a percepção de que estes pressupostos implicam em uma postura do pesquisador que exerce uma consciência hermenêutica e deixa o fenômeno se mostrar em sua alteridade.</p> Ana Paula Carvalho do Carmo, Daniela Vanessa Arndt, Robson Simplicio de Sousa Copyright (c) 2024 VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4747 Wed, 10 Apr 2024 00:00:00 -0300 PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO: IMPLICACÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ENSINAM NOS ANOS INICIAIS https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4695 <p>O presente estudo disserta sobre uma experiência formativa no contexto dos anos iniciais, balizada por práticas de investigação-ação (IA), mobilizadas em um grupo de pesquisa, constituído por quatro professoras que ensinam ciências e um professor pesquisador assistente. Questiona-se, então, quais possíveis contribuições para o desenvolvimento profissional (DP), foram fomentadas na experiência. Para se chegar à resposta deste questionamento, identificou-se os problemas latentes das práticas das professoras, elaborou-se estratégias interventivas às suas ações, com o intuito de analisar as implicações deste movimento para o DP. A pesquisa pautou-se na metodologia qualitativa (André, 2008), na perspectiva da IA (Carr e Kemmis, 1998) e o tratamento dos dados se deu pela Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007). Evidenciou-se que a exposição à IA possibilitou o desenvolvimento de princípios formativos como: problematização da ação; adoção de novas abordagens de ensino e fomento de uma cultura colaborativa ao pesquisar a própria prática.</p> Elias Brandão de castro, Wilton Rabelo Pessoa Copyright (c) 2024 VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4695 Wed, 24 Apr 2024 00:00:00 -0300 RUBRICAS NA AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIOS NO ENSINO SUPERIOR: ABORDAGENS, VANTAGENS E CONSIDERAÇÕES https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4725 <p>Este artigo explora a implementação e os efeitos do uso de rubricas como uma ferramenta inovadora na avaliação de seminários de Cálculo Numérico em uma universidade pública brasileira. O estudo investiga as percepções dos estudantes sobre o uso de rubricas, incluindo sua clareza, utilidade e impacto na realização de um seminário. A geração de dados foi realizada por meio de um questionário e observações do professor. A pesquisa é do tipo descritiva e exploratória, com abordagem mista. Os resultados revelam que as rubricas fornecem uma estrutura transparente, tornando o processo mais justo e consistente. Os dados revelam uma aceitação positiva por parte dos estudantes, pois também orientam o desenvolvimento contínuo do aprendizado. Em conclusão, este artigo contribui para o diálogo sobre práticas avaliativas inovadoras, apresentando evidências do impacto positivo do uso de rubricas na avaliação de seminários e encorajando a participação e autoavaliação dos estudantes.</p> Leandro Blass, Valesca Brasil Irala, Angélica Cristina Rhoden, Anna Elizandra Sonego Fernandes Copyright (c) 2024 VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4725 Wed, 24 Apr 2024 00:00:00 -0300 A MATEMÁTICA FINANCEIRA E A CONCEPÇÃO DE INVESTIMENTO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4660 <p>Analisar as concepções que estudantes mantêm sobre objetos de ensino e aprendizagem em finanças pode ser um meio de contribuir para a eficácia da educação financeira no âmbito da matemática financeira. É nesse contexto que o objetivo deste trabalho é apresentar uma análise das concepções de estudantes universitários sobre um dos objetos elementares da matemática financeira no ensino superior: a noção de investimento. Mediante análise quali-quantitativa dos registros textuais de 18 estudantes de Engenharia de Produção de uma universidade federal brasileira, as concepções de investimento foram discutidas em termos: (a) da natureza financeira ou não financeira da concepção; (b) do tempo como componente imperativo da definição de investimento; (c) da presença de exemplos e (d) de componentes quantificadores nos registros. Foram identificadas diferenças nas respostas de estudantes que cursaram e de estudantes que não cursaram uma disciplina relacionada à matemática financeira, mas tais diferenças não parecem ser estatisticamente significativas.</p> Ruth Margareth Hofmann Copyright (c) 2024 VIDYA https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4660 Thu, 25 Apr 2024 00:00:00 -0300