VIDYA

Publicação on-line semestral da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 0104-270X, na versão impressa, até o v. 31, n. 1 de 2011 e, a partir do v. 32, n. 1 de 2012, sob número 2176-4603, na versão on-line. A revista Vidya tem seu nome inspirado no sânscrito, cujos significados – conhecimento, sabedoria, educação – refletem a orientação humanística da instituição a que está vinculada. A publicação possui o prefixo DOI 10.37781

O periódico destina-se à divulgação da produção científica de professores e pesquisadores da Universidade Franciscana, bem como de outras Instituições de Ensino Superior. Lançada em novembro de 1976, por iniciativa da direção e dos professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), a revista, até 1985, esteve voltada à publicação de artigos de todas as áreas da faculdade em cada exemplar e, a partir de 1994, passou a ser organizada por temáticas definidas a cada edição. A contar do primeiro semestre de 2007, a proposta editorial da Vidya voltou-se especificamente para a área da educação, em suas múltiplas dimensões.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de vetar a publicação de textos que não estejam de acordo com os objetivos da revista. Os artigos são avaliados, sem identificação de autoria, por membros do Conselho Consultivo. As afirmações e os conceitos contidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

Em maio de 2014, o Conselho Editorial e a Comissão Editorial se fundiram e deram origem ao Conselho Editorial, que, a partir desse ano, definiu que a revista fosse relacionada ao Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e em Matemática e Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática.
Além disso, foi definido que seria editada pelo sistema SEER. Dessa forma, é recomendado que os trabalhos submetidos sejam relacionados às áreas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática, bem como formação de professores. Os trabalhos a serem submetidos à Vidya devem ser oriundos de pesquisadores doutores, mestres ou alunos de pós-graduação com doutores envolvidos e que sejam relacionados às áreas citadas.

A revista está em dia com as publicações anuais.

 

- Conheça as normas aqui

- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: vidya@ufn.edu.br


..............................................................................................................................................................................................................

PRÓXIMOS NÚMEROS:

2021

- v. 41, n. 01: com fluxo contínuo

- v. 41, n. 02: Edição especial 2021: A revista Vidya está lançando chamada para o número temático 2021. O tema abordado será ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS. 

As submissões deverão ser postadas na plataforma até 31 de maio de 2021, no template, seguindo o que consta nas Condições para Submissão. Como não é cobrada taxa para submissão, os autores devem se disponibilizar a também avaliarem artigos

* Ao submeter um artigo é condição necessária que os autores completem os metadados, especialmente, com a titulação máxima, ORCID e preferências por área para avaliação. Todos os que submetem artigos são potenciais avaliadores.


v. 41, n. 1 (2021): Publicação Contínua

Sumário

Apresentação

APRESENTAÇÃO
José Carlos Pinto Leivas
PDF

Artigos

Letícia Ribeiro Lyra, José Francisco Custódio
PDF
1-13
Claudia Francisco Pelati Teixeira, João Coelho Neto
PDF
15-33
Gleison de Jesus Marinho Sodré, Manoel Lucival da Silva Oliveira
PDF
35-57
Cristiane Antonia Hauschild, Maurivan Güntzel Ramos
PDF
59-75
Maria do Carmo Galiazzi, Robson Simplicio de Sousa
PDF
77-91
Vitor Garcia Stoll, Alessandro Carvalho Bica, Cadidja Coutinho, Ticiane da Rosa Osório
PDF
93-112
Bianca de Oliveira Martins, Lourdes Maria Werle de Almeida
PDF
113-128
Eduardo Mozart Machado, Mariana A. Bologna Soares Andrade
PDF
129-148
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Isauro Beltrán Núñez
PDF
149-162
Adilson Luís Pereira Silva, Jaldyr de Jesus Gomes Varela Júnior, Jackson Ronie Sá-Silva, Hawbertt Rocha Costa
PDF
163-183
Bruno Silva Leite
PDF
185-202
Daniela Guse, Everaldo Silveira
PDF
203-221
Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Carla Melo da Silva
PDF
223-238
Karina Braccini Pereira, Maurício Cendón do Nascimento Ávila, Ailton Jesus Dinardi, Edward Frederico Castro Pessano
PDF
239-261
Marluce Albring Coutinho, Elisabete Zardo Búrigo
PDF
263-277
Ana Paula Dameão, Patrícia Sandalo Pereira, Paulo Ricardo da Silva Rosa, Nádia Cristina Guimarães Errobidart
PDF
279-299