Sobre a Revista

A VIDYA é uma publicação on-line semestral da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 0104-270X, na versão impressa, até o v. 31, n. 1 de 2011 e, a partir do v. 32, n. 1 de 2012, sob número 2176-4603, na versão on-line. A revista Vidya tem seu nome inspirado no sânscrito, cujos significados – conhecimento, sabedoria, educação – refletem a orientação humanística da instituição a que está vinculada. A publicação possui o prefixo DOI 10.37781

O periódico destina-se à divulgação da produção científica de professores e pesquisadores da Universidade Franciscana, bem como de outras Instituições de Ensino Superior. Lançada em novembro de 1976, por iniciativa da direção e dos professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), a revista, até 1985, esteve voltada à publicação de artigos de todas as áreas da faculdade em cada exemplar e, a partir de 1994, passou a ser organizada por temáticas definidas a cada edição. A contar do primeiro semestre de 2007, a proposta editorial da Vidya voltou-se especificamente para a área da educação, em suas múltiplas dimensões.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de vetar a publicação de textos que não estejam de acordo com os objetivos da revista. Os artigos são avaliados, sem identificação de autoria, por membros do Conselho Consultivo. As afirmações e os conceitos contidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

Em maio de 2014, o Conselho Editorial e a Comissão Editorial se fundiram e deram origem ao Conselho Editorial, que, a partir desse ano, definiu que a revista fosse relacionada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Além disso, foi definido que seria editada pelo sistema SEER. Dessa forma, é recomendado que os trabalhos submetidos sejam relacionados às áreas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática, bem como formação de professores. Os trabalhos a serem submetidos à Vidya devem ser oriundos de pesquisadores doutores, mestres ou alunos de pós-graduação com doutores envolvidos e que sejam relacionados às áreas citadas.

O acesso para submissão e publicação é gratuito.

A revista está em dia com as publicações anuais.

- Conheça as normas aqui

- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: vidya@ufn.edu.br

Edição Atual

v. 44 n. 1 (2024)
Ver Todas as Edições

PRÓXIMOS NÚMEROS:

2024

- v. 44, n. 01: Rolling pass (fluxo contínuo)

- v. 44, n. 02: Edição especial 2024: Comemoração do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFN - Universidade Franciscana, 10 anos do Mestrado e Doutorado Acadêmico e 20 anos do Mestrado Profissional, tendo por editores convidados os doutores Thais do Canto-Dorow e Leonardo Dalla Porta. Nessa edição espera-se encontrar artigos de todos aqueles que colaboraram para a formação de mestrandos e doutorandos no PPGECIMAT – UFN durante o transcorrido tempo. Solicita-se que na submissão seja notificado ao editor tratar-se da referida edição temática e qual o papel desempenhado pelo(s) autor(es) na instituição. Além disso, recomenda-se a leitura das diretrizes para submissões, as quais deverão ocorrer até 30 de maio de 2024. 

  • Publicação prevista para o 2º semestre de 2024; 
  • Normas para elaboração e submissão aqui

* Ao submeter um artigo é condição necessária que os autores completem os metadados, especialmente, com a titulação máxima, ORCID e preferências por área para avaliação. Todos os que submetem artigos são potenciais avaliadores.