O CONCEITO DE PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO APOIADA PELA ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA

Autores/as

  • José Luiz Cavalcante Doutorando em Ensino das Ciências e Matemática pelo PPGEC- UFRPE
  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Jean-Claude Regnier Université de Lyon - Lumière Lyon2 França Pesquisa: UMR 5191 ICAR

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação mantida por licenciandos do curso de Matemática com a Probabilidade e seus conceitos. Para esta discussão, utilizamos a Análise Estatística Implicativa que é entendida como uma ferramenta de análise de dados capaz de fornecer subsídios para refletir sobre a formação docente.  Nossa questão de pesquisa está relacionada com o seguinte questionamento: como os futuros professores de Matemática se relacionam com as ideias básicas que envolvem o conceito de Probabilidade? Para responder a essa questão, nos fundamentamos em Azcárate Goded (1996) e Gonçalves (2004) que discutem o papel e a formação das concepções docentes sobre Probabilidade. Utilizando o software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva), pudemos observar que os futuros professores demonstram fragilidade na sua relação com a Probabilidade e se aproximam de uma concepção clássica da Probabilidade.

 

Biografía del autor/a

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática (Brasil) e doutor em Ciências da Educação (França), Docente/orientador do PPGEC-UFRPE, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2016-12-06

Cómo citar

Cavalcante, J. L., Andrade, V. L. V. X. de, & Regnier, J.-C. (2016). O CONCEITO DE PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO APOIADA PELA ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA. VIDYA, 36(2), 441–455. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1794