O ENSINO DE ESTATÍSTICA MEDIADO PELA MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Giancarla Selau Cataneo
  • Márcio André Martins Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR.
  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no contexto da Educação Matemática, envolvendo a Estatística Descritiva na realização de um “minicenso”, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. O encaminhamento didático esteve pautado na concepção e etapas propostas por Burak ( 2010), sobre a Modelagem Matemática na Educação Matemática enquanto metodologia de ensino. O objetivo principal foi promover uma aprendizagem efetiva mantendo o foco no processo, mais que no produto. Dessa forma caracterizou-se uma pesquisa de natureza qualitativo-interpretativa. Estão descritas situações vivenciadas na ação pedagógica realizada, bem como uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas. Os resultados mostram que os estudantes evidenciaram interesse pelas atividades desenvolvidas conforme a observação docente, os dados contemplados no diário de bordo e as atividades desenvolvidas.

Biografia do Autor

Márcio André Martins, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR.

Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR.

Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR.

Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Cataneo, G. S., Martins, M. A., & Burak, D. (2016). O ENSINO DE ESTATÍSTICA MEDIADO PELA MODELAGEM MATEMÁTICA. VIDYA, 36(2), 349–362. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1153