CONFLITOS SEMIÓTICOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TESTE DE HIPÓTESES PARA A PROPORÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior UFTM
  • Henrique Grabalos Silva UFTM

Resumo

Neste trabalho temos como objetivo estudar os conflitos semióticos na resolução de problema de teste de hipóteses para a proporção, conflitos estes entendidos como discrepâncias entre os significados institucional e pessoal (GODINO; BATANERO, 1994). Participaram da pesquisa 57 alunos do Ensino Superior que cursaram a disciplina Bioestatística em uma universidade pública brasileira, em 2015. Tendo por referência teórica o Enfoque Ontosemiótico do conhecimento e do ensino da Matemática, estudaram-se os conhecimentos implícitos nas respostas a partir dos objetos e processos utilizados. Foi enfatizada a relação expressão/conteúdo das funções semióticas como meio de caracterizar possíveis conflitos. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam ou que apresentaram respostas sem sentido, salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses, ao cálculo da estatística do teste e à tomada de decisão.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, UFTM

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geomática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vice coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação da UFTM, coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, coordenador do projeto FAPEMIG: Tendências da pesquisa sobre Educação Estatística no Brasil e FAPEMIG/CAPES: Concepção e Prática de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas em Uberaba no Triângulo Mineiro em Relação à Matemática e à Estatística.

Henrique Grabalos Silva, UFTM

Licenciado em Matemática pela UFTM e mestrando em Educação pela UFTM

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Oliveira Júnior, A. P. de, & Silva, H. G. (2016). CONFLITOS SEMIÓTICOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TESTE DE HIPÓTESES PARA A PROPORÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. VIDYA, 36(2), 559–579. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1558