CONFLITOS SEMIÓTICOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TESTE DE HIPÓTESES PARA A PROPORÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Abstract
Neste trabalho temos como objetivo estudar os conflitos semióticos na resolução de problema de teste de hipóteses para a proporção, conflitos estes entendidos como discrepâncias entre os significados institucional e pessoal (GODINO; BATANERO, 1994). Participaram da pesquisa 57 alunos do Ensino Superior que cursaram a disciplina Bioestatística em uma universidade pública brasileira, em 2015. Tendo por referência teórica o Enfoque Ontosemiótico do conhecimento e do ensino da Matemática, estudaram-se os conhecimentos implícitos nas respostas a partir dos objetos e processos utilizados. Foi enfatizada a relação expressão/conteúdo das funções semióticas como meio de caracterizar possíveis conflitos. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam ou que apresentaram respostas sem sentido, salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses, ao cálculo da estatística do teste e à tomada de decisão.