INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: ENSINO DE CONCEITOS DE ESTATÍSTICA PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sheila Heydt Réquia Guerra Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, RS
  • Vanilde Bisognin Centro Universitário Franciscano

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa que se propôs a analisar se a metodologia da investigação matemática, apoiada nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, contribui efetivamente para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Estatística em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Santa Maria - RS. Os dados foram coletados a partir da  aplicação de uma sequência de atividades cujo propósito foi analisar os processos seguidos e as conjecturas formalizadas pelos alunos na construção dos conceitos de Estatística. Como resultados, pôde-se evidenciar que a metodologia utilizada contribuiu para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Estatística. Os alunos envolveram-se na tarefa proposta, trabalharam de forma ativa e colaborativa, propuseram conjecturas e questionamentos, responderam aos problemas propostos e refletiram sobre as respostas, mostrando familiaridade e destreza no uso das ferramentas computacionais e do ambiente Moodle.

Biografia do Autor

Sheila Heydt Réquia Guerra, Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, RS

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática

Vanilde Bisognin, Centro Universitário Franciscano

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Guerra, S. H. R., & Bisognin, V. (2016). INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: ENSINO DE CONCEITOS DE ESTATÍSTICA PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 36(2), 275–292. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1791