INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: ENSINO DE CONCEITOS DE ESTATÍSTICA PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa que se propôs a analisar se a metodologia da investigação matemática, apoiada nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, contribui efetivamente para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Estatística em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Santa Maria - RS. Os dados foram coletados a partir da aplicação de uma sequência de atividades cujo propósito foi analisar os processos seguidos e as conjecturas formalizadas pelos alunos na construção dos conceitos de Estatística. Como resultados, pôde-se evidenciar que a metodologia utilizada contribuiu para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Estatística. Os alunos envolveram-se na tarefa proposta, trabalharam de forma ativa e colaborativa, propuseram conjecturas e questionamentos, responderam aos problemas propostos e refletiram sobre as respostas, mostrando familiaridade e destreza no uso das ferramentas computacionais e do ambiente Moodle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









