O LIVRO DIDÁTICO E A ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA: O OLHAR DO PROFESSOR

Autores

  • Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Este texto discute algumas concepções de professores que ensinam matemática na escola básica a respeito do uso do livro didático para abordagem de conteúdos da estatística. Para tal  utilizamos um questionário aplicado a 84 professores, voluntários. O tratamento dos dados foi feito com auxílio do software CHIC, a fim de desenvolver uma análise hierárquica implicativa (ou análise coesitiva). Um dos resultados observados é a identificação de dois tipos de concepções: enquanto um grupo concorda completamente com afirmações presentes no questionário, outro discorda completamente. Trata-se de aspectos relativos ao manual do professor, à orientação para uso de tecnologias e de história da matemática, assim como para o uso unicamente do livro para a abordagem da teoria e dos exercícios em aula. Os resultados permitem apontar caminhos para novas pesquisas e para a concepção e desenvolvimento de formações iniciais e continuadas para o desenvolvimento do letramento estatístico.

Biografia do Autor

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática - PUC-SP

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Publicado

2016-12-06

Como Citar

Coutinho, C. de Q. e S. (2016). O LIVRO DIDÁTICO E A ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA: O OLHAR DO PROFESSOR. VIDYA, 36(2), 257–274. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1816