ESTUDO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Glaucia Garcia Bandeira de Vargas, Eleni Bisognin

Resumo


Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa que teve como propósito investigar a contribuição da Metodologia de Resolução de Problemas na aplicação de conteúdos de Estatística para o nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública de Santa Maria, RS. Foram trabalhados conteúdos envolvendo tabelas, gráficos e medidas de tendência central (média, moda e mediana) por meio de problemas elaborados a partir de dados socioeconômicos das famílias dos próprios alunos, cujas informações foram obtidas por meio de um questionário inspirado no Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aplicado aos alunos. Os dados foram obtidos por meio das observações registradas no diário de campo da professora e por meio dos registros escritos dos alunos. Da análise dos resultados pode-se inferir que os alunos apropriaram-se dos conceitos da Estatística como instrumento de leitura e interpretação de informações, essenciais para compreensão de fatos da realidade.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v36i2.1807

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