ESTUDO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa que teve como propósito investigar a contribuição da Metodologia de Resolução de Problemas na aplicação de conteúdos de Estatística para o nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública de Santa Maria, RS. Foram trabalhados conteúdos envolvendo tabelas, gráficos e medidas de tendência central (média, moda e mediana) por meio de problemas elaborados a partir de dados socioeconômicos das famílias dos próprios alunos, cujas informações foram obtidas por meio de um questionário inspirado no Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aplicado aos alunos. Os dados foram obtidos por meio das observações registradas no diário de campo da professora e por meio dos registros escritos dos alunos. Da análise dos resultados pode-se inferir que os alunos apropriaram-se dos conceitos da Estatística como instrumento de leitura e interpretação de informações, essenciais para compreensão de fatos da realidade.
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