ESTUDO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Glaucia Garcia Bandeira de Vargas Centro Universitário Franciscano
  • Eleni Bisognin Centro Universitário Franciscano

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa que teve como propósito investigar a contribuição da Metodologia de Resolução de Problemas na aplicação de conteúdos de Estatística para o nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública de Santa Maria, RS. Foram trabalhados conteúdos envolvendo tabelas, gráficos e medidas de tendência central (média, moda e mediana) por meio de problemas elaborados a partir de dados socioeconômicos das famílias dos próprios alunos, cujas informações foram obtidas por meio de um questionário inspirado no Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aplicado aos alunos. Os dados foram obtidos por meio das observações registradas no diário de campo da professora e por meio dos registros escritos dos alunos. Da análise dos resultados pode-se inferir que os alunos apropriaram-se dos conceitos da Estatística como instrumento de leitura e interpretação de informações, essenciais para compreensão de fatos da realidade.

Biografia do Autor

Glaucia Garcia Bandeira de Vargas, Centro Universitário Franciscano

Mestre em Ensino de Matemática, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

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Publicado

06.12.2016

Como Citar

Vargas, G. G. B. de, & Bisognin, E. (2016). ESTUDO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. VIDYA, 36(2), 315–334. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1807