ESTUDO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores/as

  • Glaucia Garcia Bandeira de Vargas Centro Universitário Franciscano
  • Eleni Bisognin Centro Universitário Franciscano

Resumen

Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa que teve como propósito investigar a contribuição da Metodologia de Resolução de Problemas na aplicação de conteúdos de Estatística para o nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública de Santa Maria, RS. Foram trabalhados conteúdos envolvendo tabelas, gráficos e medidas de tendência central (média, moda e mediana) por meio de problemas elaborados a partir de dados socioeconômicos das famílias dos próprios alunos, cujas informações foram obtidas por meio de um questionário inspirado no Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aplicado aos alunos. Os dados foram obtidos por meio das observações registradas no diário de campo da professora e por meio dos registros escritos dos alunos. Da análise dos resultados pode-se inferir que os alunos apropriaram-se dos conceitos da Estatística como instrumento de leitura e interpretação de informações, essenciais para compreensão de fatos da realidade.

Biografía del autor/a

Glaucia Garcia Bandeira de Vargas, Centro Universitário Franciscano

Mestre em Ensino de Matemática, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Publicado

2016-12-06

Cómo citar

Vargas, G. G. B. de, & Bisognin, E. (2016). ESTUDO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. VIDYA, 36(2), 315–334. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1807