v. 24 n. 42 (2004)
Editorial
Em 2007, a Revista Vidya comemora seu trigésimo primeiro ano de existência. Lançada em novembro de 1976, por iniciativa da Direção e dos professores da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FIC), esta publicação institucional do Centro Universitário Franciscano vem atestando sua crescente qualificação e aprimoramento.
Inicialmente voltado à divulgação da produção docente das diferentes áreas do conhecimento da Instituição, o periódico, a partir de 1994, passou a ser organizado por temáticas definidas a cada edição, abertas à participação de professores de outras instituições de ensino superior e de pesquisa.
Com o presente número, a Revista Vidya volta-se especificamente à área da educação, em suas múltiplas dimensões. Esse critério levou em conta o histórico do periódico, considerando-se que as abordagens relativas a questões educacionais sempre estiveram presentes, de variados modos, em praticamente todas as edições. Além disso, a definição de um perfil editorial mais específico, ainda que abrangente aos vários campos do conhecimento, é fator relevante para o aprimoramento da publicação.
Nesse sentido, novo Conselho e Comissão Editorial foram constituídos, bem como organizado um banco de avaliadores externos. Deve ser ressaltado, ainda, que estão em andamento estudos para a informatização do sistema operacional de recebimento dos textos, de controle e divulgação do processo de edição.
Essas reformulações têm por objetivo tornar a Vidya uma publicação de referência nacional na sua área de abordagem, que se coaduna muito diretamente com os significados do título da revista: inspirado no sânscrito, língua essencialmente escrita, vidya corresponde a conhecimento, sabedoria, educação, refletindo a orientação humanística da Instituição a que está vinculada.
Nosso desejo, a partir de agora, é que envidemos esforços para garantir a periodicidade da revista, com a participação dos docentes e pesquisadores do Centro Universitário Franciscano e de outras instituições nacionais e internacionais, aos quais, desde já e com grande satisfação, estendemos o convite.
A todos que colaboraram neste número, o nosso sincero agradecimento.
Inara de Oliveira Rodrigues
Editora