v. 24, n. 42 (2004)

Editorial

Em 2007, a Revista Vidya comemora seu trigésimo primeiro ano de existência. Lançada em novembro de 1976, por iniciativa da Direção e dos professores da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FIC), esta publicação institucional do Centro Universitário Franciscano vem atestando sua crescente qualificação e aprimoramento.

Inicialmente voltado à divulgação da produção docente das diferentes áreas do conhecimento da Instituição, o periódico, a partir de 1994, passou a ser organizado por temáticas definidas a cada edição, abertas à participação de professores de outras instituições de ensino superior e de pesquisa.

Com o presente número, a Revista Vidya volta-se especificamente à área da educação, em suas múltiplas dimensões. Esse critério levou em conta o histórico do periódico, considerando-se que as abordagens relativas a questões educacionais sempre estiveram presentes, de variados modos, em praticamente todas as edições. Além disso, a definição de um perfil editorial mais específico, ainda que abrangente aos vários campos do conhecimento, é fator relevante para o aprimoramento da publicação.

Nesse sentido, novo Conselho e Comissão Editorial foram constituídos, bem como  organizado  um banco de avaliadores externos. Deve ser ressaltado, ainda, que estão em andamento estudos para a informatização do sistema operacional de recebimento dos textos, de controle e divulgação do processo de edição.

Essas reformulações têm por objetivo tornar a Vidya uma publicação de referência nacional na sua área de abordagem, que se coaduna muito diretamente com os significados do título da revista: inspirado no sânscrito, língua essencialmente escrita, vidya corresponde a conhecimento, sabedoria, educação, refletindo a orientação humanística da Instituição a que está vinculada.

Nosso desejo, a partir de agora, é que envidemos esforços para garantir a periodicidade da revista, com a participação dos docentes e pesquisadores do Centro Universitário Franciscano e de outras instituições nacionais e internacionais, aos quais, desde já e com grande satisfação,  estendemos o convite.

A todos que colaboraram neste número, o nosso sincero agradecimento.

Inara de Oliveira Rodrigues

Editora

Sumário

Artigos

Oswaldo Alonso Rays
PDF
6
Luciani Missio, Nadia Beatriz Casani Belinazo
PDF
10
Airton Lorenzoni Almeida
PDF
14
Rita de Cacia Borges Liberalesso
PDF
6
Alvori Ahlert
PDF
14
Marcelo Santos Matheus, Marisa Diniz Dallacort
PDF
16
Maria Magália Giacomini Benini, Valeska Fortes de Oliveira
PDF
16
Adriano Falcão, Círia Moro, Salette Marchi
PDF
8
Laura Elise de Oliveira Fabrício, Marina Lorenzoni Chiapinotto
PDF
8
Dulce Tagliani
PDF
8
Célia Helena de Pelegrini Della Méa, Nilsa Teresinha Reichert Barin
PDF
8
Lozicler Maria Moro dos Santos, Vanilde Bisognin
PDF
20
Fernando Carvallho Ramos
PDF
18
Karla Jaqueline Souza Tatsch, Vanilde Bisognin
PDF
18
Camila Souza Saccol, Jossiele Fighera, Letícia Dorneles
PDF
10
Roberto Carvalho, Waterloo Pereira Filho
PDF
21