MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DO TEMA POLUIÇÃO DO AR, DO SOLO E DAS ÁGUAS
Resumo
Neste artigo, apresentam-se resultados da pesquisa, do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada com os alunos de uma turma de oitava série do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Santa Maria, RS. No trabalho propôs-se investigar, por meio da estratégia da modelagem matemática, a possibilidade de levar os alunos a compreenderem conceitos e alguns resultados de Funções e de Estatística a partir do tema poluição do ar, do solo e das águas. Com a realização do trabalho, percebeu-se maior motivação pela disciplina e pelos conteúdos de Matemática estudados, além de uma melhora significativa no desempenho dos alunos. Em relação ao tema, os alunos tiveram a oportunidade de discuti-lo, em profundidade, conscientizando-se de sua importância, a partir da compreensão e análise das conseqüências da poluição ambiental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









