MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DO TEMA POLUIÇÃO DO AR, DO SOLO E DAS ÁGUAS

Autores/as

  • Lozicler Maria Moro dos Santos
  • Vanilde Bisognin

Resumen

Neste artigo, apresentam-se resultados da pesquisa, do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada com os alunos de uma turma de oitava série do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Santa Maria, RS. No trabalho propôs-se investigar, por meio da estratégia da modelagem matemática, a possibilidade de levar os alunos a compreenderem conceitos e alguns resultados de Funções e de Estatística a partir do tema poluição do ar, do solo e das águas. Com a realização do trabalho, percebeu-se maior motivação pela disciplina e pelos conteúdos de Matemática estudados, além de uma melhora significativa no desempenho dos alunos. Em relação ao tema, os alunos tiveram a oportunidade de discuti-lo, em profundidade, conscientizando-se de sua importância, a partir da compreensão e análise das conseqüências da poluição ambiental.

Publicado

2015-04-23

Cómo citar

Santos, L. M. M. dos, & Bisognin, V. (2015). MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DO TEMA POLUIÇÃO DO AR, DO SOLO E DAS ÁGUAS. VIDYA, 24(42), 20. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/410

Número

Sección

Artigos