TÓPICOS EM SEMÂNTICA E FONOLOGIA NO ENSINO DO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Célia Helena de Pelegrini Della Méa, Nilsa Teresinha Reichert Barin

Resumo


No programa de português como língua estrangeira da UNIFRA, desenvolvemos, no ano de 2005, mais um seminário de capacitação dos professores de língua portuguesa do Instituto Habilitado Hermanas Capuchinas, em Maldonado, no Uruguai. A inovação  considera o fato de o seminário ter sido ministrado no Uruguai e não em Santa Maria como fora em anos anteriores; ainda, as temáticas eleitas e a presença de ex-alunos do Instituto fizeram parte das modificações efetivadas no evento. Aspectos sobre semântica e fonologia do português brasileiro permearam os encontros que permitiram discutir possíveis interpretações da língua, a partir de determinados contextos, bem como a sonoridade própria do português do Brasil. Essas temáticas foram eleitas após o levantamento das principais necessidades dos professores que ministram língua portuguesa no Uruguai. Neste artigo, temos, portanto, o objetivo de registrar a inter-relação teoria-prática necessária para a efetivação deste seminário de capacitação.

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