TÓPICOS EM SEMÂNTICA E FONOLOGIA NO ENSINO DO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Authors

  • Célia Helena de Pelegrini Della Méa
  • Nilsa Teresinha Reichert Barin

Abstract

No programa de português como língua estrangeira da UNIFRA, desenvolvemos, no ano de 2005, mais um seminário de capacitação dos professores de língua portuguesa do Instituto Habilitado Hermanas Capuchinas, em Maldonado, no Uruguai. A inovação  considera o fato de o seminário ter sido ministrado no Uruguai e não em Santa Maria como fora em anos anteriores; ainda, as temáticas eleitas e a presença de ex-alunos do Instituto fizeram parte das modificações efetivadas no evento. Aspectos sobre semântica e fonologia do português brasileiro permearam os encontros que permitiram discutir possíveis interpretações da língua, a partir de determinados contextos, bem como a sonoridade própria do português do Brasil. Essas temáticas foram eleitas após o levantamento das principais necessidades dos professores que ministram língua portuguesa no Uruguai. Neste artigo, temos, portanto, o objetivo de registrar a inter-relação teoria-prática necessária para a efetivação deste seminário de capacitação.

Published

2015-04-23

How to Cite

Della Méa, C. H. de P., & Barin, N. T. R. (2015). TÓPICOS EM SEMÂNTICA E FONOLOGIA NO ENSINO DO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. VIDYA, 24(42), 8. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/409

Issue

Section

Artigos