A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO VISUAL

Laura Elise de Oliveira Fabrício, Marina Lorenzoni Chiapinotto

Resumo


Neste texto, apresentam-se os resultados do “Projeto Pinhole: fotografia na lata como processo de comunicação”, desenvolvido durante o ano de 2005, na Escola Estadual de Ensino Básico Irmão José Otão, localizada na Vila Esperança, em Santa Maria–RS. Neste trabalho, objetivou-se a inclusão da proposta de ensino da linguagem visual, por meio da fotografia, em uma prática de ensino tradicional, em que os educandos estão apenas voltados à comunicação da linguagem verbal (escrita e falada). Concluiu-se que a alfabetização visual, desenvolvida paralelamente à verbal desde as primeiras séries escolares, torna possível a construção de espaços de alfabetização e de comunicação mais diversificados e ricos, propiciando ao educando o contato e a utilização de diferentes modos da linguagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v24i42.407

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.