A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO VISUAL

Autores/as

  • Laura Elise de Oliveira Fabrício
  • Marina Lorenzoni Chiapinotto

Resumen

Neste texto, apresentam-se os resultados do “Projeto Pinhole: fotografia na lata como processo de comunicação”, desenvolvido durante o ano de 2005, na Escola Estadual de Ensino Básico Irmão José Otão, localizada na Vila Esperança, em Santa Maria–RS. Neste trabalho, objetivou-se a inclusão da proposta de ensino da linguagem visual, por meio da fotografia, em uma prática de ensino tradicional, em que os educandos estão apenas voltados à comunicação da linguagem verbal (escrita e falada). Concluiu-se que a alfabetização visual, desenvolvida paralelamente à verbal desde as primeiras séries escolares, torna possível a construção de espaços de alfabetização e de comunicação mais diversificados e ricos, propiciando ao educando o contato e a utilização de diferentes modos da linguagem.

Publicado

2015-04-23

Cómo citar

Fabrício, L. E. de O., & Chiapinotto, M. L. (2015). A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO VISUAL. VIDYA, 24(42), 8. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/407

Número

Sección

Artigos