ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DO ESPAÇO QUALIFICADO NO AMBIENTE ESCOLAR

Adriano Falcão, Círia Moro, Salette Marchi

Resumo


No trabalho de qualificação do ambiente escolar, desenvolvido no Colégio Rômulo Zanchi, partimos do pressuposto de que um espaço adequado é de extrema importância para o desenvolvimento psíquico e físico do educando. Repensar esse espaço torna-se importante, pois funciona como um meio de troca de vivências auxiliares no aprendizado. Nesse sentido, no projeto desenvolvido pelos professores e alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, do Centro Universitário Franciscano, procuramos sanar problemas por meio de uma análise prévia e também a partir de uma necessidade apontada pela comunidade escolar. O trabalho se caracteriza por uma pesquisa de campo associada a um levantamento cadastral do espaço físico, por meio de desenhos e demais análises, a partir da qual buscamos informações sobre os usuários. Isso tudo somado às entrevistas com a direção da escola, professores, funcionários e alunos sobre o conceito, funcionamento e necessidades da comunidade escolar, deu-nos subsídios para a realização do projeto. O principal resultado alcançado associa-se ao bem-estar e à auto-estima do usuário em relação ao espaço requalificado, propiciando mudanças no comportamento e na maneira de interagir com um conjunto de condições que fazem parte do seu meio.

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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v24i42.406

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