ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DO ESPAÇO QUALIFICADO NO AMBIENTE ESCOLAR
Abstract
No trabalho de qualificação do ambiente escolar, desenvolvido no Colégio Rômulo Zanchi, partimos do pressuposto de que um espaço adequado é de extrema importância para o desenvolvimento psíquico e físico do educando. Repensar esse espaço torna-se importante, pois funciona como um meio de troca de vivências auxiliares no aprendizado. Nesse sentido, no projeto desenvolvido pelos professores e alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, do Centro Universitário Franciscano, procuramos sanar problemas por meio de uma análise prévia e também a partir de uma necessidade apontada pela comunidade escolar. O trabalho se caracteriza por uma pesquisa de campo associada a um levantamento cadastral do espaço físico, por meio de desenhos e demais análises, a partir da qual buscamos informações sobre os usuários. Isso tudo somado às entrevistas com a direção da escola, professores, funcionários e alunos sobre o conceito, funcionamento e necessidades da comunidade escolar, deu-nos subsídios para a realização do projeto. O principal resultado alcançado associa-se ao bem-estar e à auto-estima do usuário em relação ao espaço requalificado, propiciando mudanças no comportamento e na maneira de interagir com um conjunto de condições que fazem parte do seu meio.Downloads
Published
2015-04-23
How to Cite
Falcão, A., Moro, C., & Marchi, S. (2015). ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DO ESPAÇO QUALIFICADO NO AMBIENTE ESCOLAR. VIDYA, 24(42), 8. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/406
Issue
Section
Artigos