POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEm DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NUMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR

Maria Magália Giacomini Benini, Valeska Fortes de Oliveira

Resumo


Neste trabalho, desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação de Professores do Centro de Educação da UFSM, na disciplina articuladora do Curso de Pedagogia nos Anos Iniciais e na Educação Infantil: PED I, contribuímos para essa disciplina inovadora que se constrói através do planejamento coletivo, fazendo-se compreender pelos princípios metodológicos interdisciplinares. A pesquisa está voltada ao processo de formação e autoformação do professor universitário,  através das Histórias de Vida de cinco professores em exercício docente na PED I no primeiro semestre de 2005. O trabalho investigativo possibilitou  conhecer os processos formativos e as representações desses formadores, bem como  conhecer as aprendizagens dos professores universitários e os saberes construídos nas suas  experiências vivenciadas na PED I. Sistematizamos, em resultado, a PED I como espaço/tempo de compartilhamento de saberes, de troca de experiências, de articulação disciplinar em que vai se constituindo o professor formador. Compreendemos que as experiências docentes são produtoras de saberes e que as anteriores à universidade são importantes ao exercício da docência no ensino superior. A PED I é uma experiência teórico-metodológica inovadora/ interdisciplinar que pode se constituir em processo aprendente para o formador.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.