DA PAIDÉIA DOS DIÁLOGOS PLATÔNICOS À CRÍTICA DE MCLUHAN SOBRE A ESCOLA (FORMATAÇÃO) CONTEMPORÂNEA
Resumo
Neste artigo, analisamos as concepções pedagógicas de Platão – especialmente as que se encontram no texto A República – que visam a formar um cidadão e, ao transpor esses conceitos à modernidade, procuramos entender os caminhos que a educação trilha na construção de sujeitos, na atual era eletrônica da “aldeia global”. À luz da contemporaneidade, buscamos uma aproximação dos enunciados platônicos com as teorias de McLuhan, expressas em alguns de seus escritos sobre escola, ensino e aprendizagem, apontando que a instituição escolar contemporânea, ao alargar os conceitos platônicos de controle, vigilância e censura, sob uma ótica do capital, acaba produzindo/formatando indivíduos desinteressados em percorrer os caminhos para a conquista da sua emancipação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









