DA PAIDÉIA DOS DIÁLOGOS PLATÔNICOS À CRÍTICA DE MCLUHAN SOBRE A ESCOLA (FORMATAÇÃO) CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • Airton Lorenzoni Almeida

Resumen

Neste artigo, analisamos as concepções pedagógicas de Platão – especialmente as que se encontram no texto A República – que visam a formar um cidadão e, ao transpor esses conceitos à modernidade, procuramos entender os caminhos que a educação trilha na construção de sujeitos, na atual era eletrônica da “aldeia global”. À luz da contemporaneidade, buscamos uma aproximação dos enunciados platônicos com as teorias de McLuhan, expressas em alguns de seus escritos sobre escola, ensino e aprendizagem, apontando que a instituição escolar contemporânea, ao alargar os conceitos platônicos de controle, vigilância e censura, sob uma ótica do capital, acaba produzindo/formatando indivíduos desinteressados em percorrer os caminhos para a conquista da sua emancipação.

Publicado

2015-04-23

Cómo citar

Almeida, A. L. (2015). DA PAIDÉIA DOS DIÁLOGOS PLATÔNICOS À CRÍTICA DE MCLUHAN SOBRE A ESCOLA (FORMATAÇÃO) CONTEMPORÂNEA. VIDYA, 24(42), 14. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/401

Número

Sección

Artigos