A EDUCAÇÃO SOCIAL DE RUA E OS PRESSUPOSTOS EDUCACIONAIS FREIREANOS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Rita de Cacia Borges Liberalesso

Resumo

Neste trabalho, parto da experiência como educadora social de rua e dos desafios cotidianamente vivenciados nessa prática, cuja fundamentação teórica revela como os pressupostos educacionais freireanos contribuem para a construção de práticas educativas no âmbito da educação social de rua. Utilizei o referencial metodológico do estudo de caso, em uma abordagem qualitativa, analisando as falas de educadores previamente escolhidos, bem como o material elaborado coletivamente nos grupos de estudo do projeto. As possibilidades da educação social de rua são balizadas pela efetiva construção da ação pedagógica e dos pressupostos educacionais freireanos – leitura da realidade, conscientização, dialogicidade e ação-reflexão-ação. Ressalto que os educadores utilizaram como estratégia de ação e aproximação os jogos coletivos e, a partir da problematização das situações-limite, estabeleceram diálogos que desencadeavam a reconstrução das atividades. A prática reflexiva é um elemento fundamental na formação de educadores, mediada significativamente pelo diálogo crítico entre os sujeitos.

Downloads

Publicado

23.04.2015

Como Citar

Liberalesso, R. de C. B. (2015). A EDUCAÇÃO SOCIAL DE RUA E OS PRESSUPOSTOS EDUCACIONAIS FREIREANOS: UM ESTUDO DE CASO. VIDYA, 24(42), 6. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/402

Edição

Seção

Artigos