A EDUCAÇÃO SOCIAL DE RUA E OS PRESSUPOSTOS EDUCACIONAIS FREIREANOS: UM ESTUDO DE CASO
Resumen
Neste trabalho, parto da experiência como educadora social de rua e dos desafios cotidianamente vivenciados nessa prática, cuja fundamentação teórica revela como os pressupostos educacionais freireanos contribuem para a construção de práticas educativas no âmbito da educação social de rua. Utilizei o referencial metodológico do estudo de caso, em uma abordagem qualitativa, analisando as falas de educadores previamente escolhidos, bem como o material elaborado coletivamente nos grupos de estudo do projeto. As possibilidades da educação social de rua são balizadas pela efetiva construção da ação pedagógica e dos pressupostos educacionais freireanos – leitura da realidade, conscientização, dialogicidade e ação-reflexão-ação. Ressalto que os educadores utilizaram como estratégia de ação e aproximação os jogos coletivos e, a partir da problematização das situações-limite, estabeleceram diálogos que desencadeavam a reconstrução das atividades. A prática reflexiva é um elemento fundamental na formação de educadores, mediada significativamente pelo diálogo crítico entre os sujeitos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









