REAVALIANDO A AVALIAÇÃO DISCENTE

Marcelo Santos Matheus, Marisa Diniz Dallacort

Resumo


No presente artigo, tem-se como objetivo, a partir da pesquisa bibliográfica, analisar o processo avaliativo nos seus mais variados aspectos, com a finalidade de auxiliar no debate sobre qual é a real função da avaliação discente. Para isso, foram analisados alguns aspectos relacionados à constituição da avaliação, sua aplicação e utilização dos seus resultados. Também foram analisados alguns dos muitos instrumentos utilizados pelos professores, como a prova e a auto-avaliação, a interpretação que eles devem ter do erro do aluno, o que realmente deve e pode ser avaliado, além de se apresentar como a avaliação é concebida nas diferentes tendências pedagógicas e a relação que deve ter com o Projeto Político Pedagógico das instituições.  Por fim, foi ponderado como vem se dando o processo avaliativo na disciplina de Educação Física, com o propósito de propiciar mais consistência ao trabalho. Com esta reflexão, espera-se contribuir para que o ato avaliativo se torne mais claro, objetivo, eficiente e, sendo assim, auxilie na melhora de todo o processo educativo, assim como da sociedade de forma geral.

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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v24i42.404

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