v. 37 n. 2 (2017): Edição Especial sobre produções o GT4 - Ensino Superior da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM
Editorial
Nesta edição especial da REVISTA VIDYA, apresentamos resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Trabalho 04 (GT04) – Educação Matemática no Ensino Superior da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). As várias linhas de pesquisa presentes nos 14 artigos que compõem essa edição especial evidenciam a diversidade de estudos nessa área e a relevância do tema nas investigações brasileiras da Educação Matemática.
A partir de reflexões, ideias, discussões e situações relatadas no último Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), realizada em 2015, essa edição especial nasceu e tomou corpo com o envolvimento dos membros do GT.
Áreas distintas da Matemática estão contempladas nas investigações presentes nessa edição especial. Como tem sido praxe tanto nas pesquisas brasileiras, quanto nas internacionais referentes à Educação Matemática no Ensino Superior, estudos sobre os diferentes aspectos relativos aos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral e de Análise Matemática são os que se fazem presente em maior número: são 9 artigos. Reflexões acerca de questões pertinentes ao ensino e a aprendizagem de Geometria apresentam-se em 3 artigos, da Álgebra em 1 artigo e da Matemática Financeira por meio de recursos tecnológicos também em 1 artigo.
Essa edição é aberta por um mapeamento de 61 pesquisas realizadas no GT04 da SBEM em relação às temáticas Cálculo Diferencial e Integral, Análise Matemática e intersecções desses campos de conhecimento. Em seguida, apresentamos um trabalho por meio do qual os autores buscam diagnosticar as imagens conceituais de números racionais e irracionais trazidas por licenciandos ingressantes na graduação em Matemática, bem como analisar as movimentações dessas imagens. O conceito de limite é objeto de estudo em dois artigos. No primeiro, os autores analisam como ele é compreendido por professores em formação continuada por meio de imagens conceituais desses professores acerca do referido conceito. Já no segundo, seus autores apresentam os impactos de análise de acertos e erros de estudantes repetentes da disciplina de Cálculo I no trabalho com limites de funções reais de uma variável para os processos de ensino e aprendizagem. A produção de materiais para o ensino de Cálculo como uma possibilidade de articular teoria e prática também é alvo de discussão em um dos trabalhos que compõem essa edição especial, assim como as possibilidades de analisar o comportamento de funções a partir do estudo de suas derivadas por meio de sequências didáticas inseridas em um Objeto de Aprendizagem informatizado. São discutidas ainda as contribuições da utilização do GeoGebra aos processos de ensino e aprendizagem de Integral de Riemann em disciplinas de Análise Real, tanto da Licenciatura, como do Bacharelado em Matemática, a utilização de recursos visuais e gráficos na aprendizagem do Teorema Fundamental do Cálculo (TFC) e, finalmente, são analisados os percursos de aprendizagem de estudantes de uma turma de Cálculo Diferencial e Integral I, sem presença obrigatória, na busca de um modelo matemático para responderem a uma tarefa proposta.
Em relação ao ensino e a aprendizagem de Geometria, as discussões são abertas por meio de um mapeamento de dissertações e tese brasileiras que abordaram a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Geometria Analítica no período de 2010 a 2016. Em seguida, apresentamos um trabalho em que os autores sugerem atividades de Geometria nas quais licenciandos são estimulados a criar conjecturas a respeito de alguns teoremas clássicos e verificar sua validade, utilizando o geoplano ou o GeoGebra. Finalmente, são resultados de uma pesquisa que investigou se alunos pós-graduandos compreendiam registros natural e figural do Teorema de Pitágoras a partir de conhecimentos prévios.
Na única pesquisa referente aos processos de ensino e de aprendizagem da Álgebra presente nessa edição especial, os autores apresentam uma pesquisa a respeito da transição do pensamento matemático, em resolução de atividades sobre Anéis de Polinômios, por estudantes que já cursaram a disciplina de Estruturas Algébricas.
Essa edição especial é encerrada por um trabalho no qual se discute como a utilização de ferramentas tecnológicas em livros didáticos de Matemática Financeira estariam associadas a objetivos nessas obras.
Agradecendo fortemente aos pesquisadores que confiaram a escrita de suas pesquisas a essa Edição Especial da Vidya, os editores desejam a todos uma agradável leitura.
Editores convidados, vice-coordenadores do GT4: Ângela Marta Pereira das Dores Savioli Gabriel Loureiro de Lima