UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER GEOMETRIA ANALÍTICA

Arlindo José de Souza Junior, Érika Maria Chioca Lopes

Resumo


Este artigo apresenta um mapeamento das dissertações e teses brasileiras que abordaram a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para ensinar e aprender Geometria Analítica, produzidas no período de 2010 a 2016. A partir de levantamento nas páginas eletrônicas da CAPES e de programas de pós-graduação ligados à Educação e Matemática, foram selecionados 47 pesquisas. Na organização dos dados, consideraram-se as diferentes abordagens adotadas nos trabalhos, as tecnologias utilizadas, a modalidade, o nível de ensino e principais conclusões, levando-se em conta benefícios, limitações ou dificuldades relatados. A partir das similaridades observadas, foram criados grupos e subgrupos, de forma que sua descrição e análise forneceram, de maneira condensada, os elementos principais dos trabalhos. Esse mapeamento mostrou, entre outras considerações, a importância dada ao planejamento pedagógico e às ações docentes, para que o trabalho educativo com as tecnologias digitais favoreça o processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.