O PAPEL DA VISUALIZAÇÃO E DA INTUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO

Autores

  • Erasto Piedade Alonso SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Márcia Maria Fusaro Pinto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Esse estudo investiga a utilização de recursos visuais e gráficos na aprendizagem do Teorema Fundamental do Cálculo (TFC). A pesquisa é qualitativa, sob perspectiva teórica que considera o papel da visualização e da intuição no processo de ensino e aprendizagem. Participantes são alunos de uma universidade pública que cursaram a disciplina cálculo diferencial e integral, e os instrumentos metodológicos consistem de questionário e atividades com computadores, encerradas com entrevista em grupo. Analisando as respostas dos participantes, organizadas em torno de conceitos evocados e aspectos intuitivos relacionados ao TFC, ressaltamos fatores de conflitos referentes à noção de continuidade, e entre as noções de área sob curvas e integral definida. Referências dos participantes ao TFC reduziram-se durante as atividades com computadores se comparadas às desenvolvidas com lápis e papel; em contraste, a exploração e inter-relações entre representações visuais/gráficas foram intensificadas. Conjecturamos que essas últimas desenvolvem aspectos intuitivos na produção do conhecimento matemático.

Biografia do Autor

Erasto Piedade Alonso, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Graduado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrando da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor de Matemática em níveis médio e fundamental na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia Maria Fusaro Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, e mestre em Matemática pela UFMG, onde foi docente do programa de Pós Graduação em Educação, da Faculdade de Educação. Atualmente é professora no Instituto de Matemática da UFRJ, onde coordena o curso de Licenciatura em Matemática, é membro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática e do Grupo de Pesquisas Matemática no Ensino Superior e Tecnologias. Foi membro do comite internacional do International Group for the Psychology of Mathematics Education no período 2008 a 2012. Na pesquisa, tem interesse por abordagens socioculturais na psicologia da educação matemática e sobre tecnologias na educação matemática.

Downloads

Publicado

14.11.2017

Como Citar

Alonso, E. P., & Pinto, M. M. F. (2017). O PAPEL DA VISUALIZAÇÃO E DA INTUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO. VIDYA, 37(2), 435–458. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1938