O PAPEL DA VISUALIZAÇÃO E DA INTUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO
Abstract
Esse estudo investiga a utilização de recursos visuais e gráficos na aprendizagem do Teorema Fundamental do Cálculo (TFC). A pesquisa é qualitativa, sob perspectiva teórica que considera o papel da visualização e da intuição no processo de ensino e aprendizagem. Participantes são alunos de uma universidade pública que cursaram a disciplina cálculo diferencial e integral, e os instrumentos metodológicos consistem de questionário e atividades com computadores, encerradas com entrevista em grupo. Analisando as respostas dos participantes, organizadas em torno de conceitos evocados e aspectos intuitivos relacionados ao TFC, ressaltamos fatores de conflitos referentes à noção de continuidade, e entre as noções de área sob curvas e integral definida. Referências dos participantes ao TFC reduziram-se durante as atividades com computadores se comparadas às desenvolvidas com lápis e papel; em contraste, a exploração e inter-relações entre representações visuais/gráficas foram intensificadas. Conjecturamos que essas últimas desenvolvem aspectos intuitivos na produção do conhecimento matemático.Downloads
Published
2017-11-14
How to Cite
Alonso, E. P., & Pinto, M. M. F. (2017). O PAPEL DA VISUALIZAÇÃO E DA INTUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO. VIDYA, 37(2), 435–458. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1938