O COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES COM O ESTUDO DE DERIVADAS POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Resumo
Neste artigo, são apresentados resultados de uma Pesquisa realizada num Mestrado em Ensino Superior sobre o comportamento de funções com o estudo de derivadas. Por meio do apoio de um projeto de financiamento foi desenvolvida em duas etapas: 1ª) produção de uma sequência didática de atividades inserida num Objeto de Aprendizagem informatizado. 2ª) aplicação do Objeto de Aprendizagem a estudantes de graduação para sua validação. Foi uma Pesquisa qualitativa em duas abordagens: experimental, com a construção de material didático, e empírica, na observação da aplicação do experimento com análise de dados. Após passar por duas versões (1) PowerPoint - Microsoft, (2) HTML, ambas com applets do GeoGebra, o Objeto de Aprendizagem foi implementado em ambiente WEB 2.0. Os resultados mostraram a efetividade da proposta metodológica em estimular, com a dinâmica do Objeto de Aprendizagem e a transição da representação algébrica para geométrica/gráfica, a participação do estudante na construção de seu conhecimento.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v37i2.2102
Apontamentos
- Não há apontamentos.
OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
Artes, Letras e Comunicação | Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Naturais e Tecnológicas
Ciências Sociais Aplicadas | Thaumazein | Vidya
INDEXADA EM
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.