O COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES COM O ESTUDO DE DERIVADAS POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Abstract
Neste artigo, são apresentados resultados de uma Pesquisa realizada num Mestrado em Ensino Superior sobre o comportamento de funções com o estudo de derivadas. Por meio do apoio de um projeto de financiamento foi desenvolvida em duas etapas: 1ª) produção de uma sequência didática de atividades inserida num Objeto de Aprendizagem informatizado. 2ª) aplicação do Objeto de Aprendizagem a estudantes de graduação para sua validação. Foi uma Pesquisa qualitativa em duas abordagens: experimental, com a construção de material didático, e empírica, na observação da aplicação do experimento com análise de dados. Após passar por duas versões (1) PowerPoint - Microsoft, (2) HTML, ambas com applets do GeoGebra, o Objeto de Aprendizagem foi implementado em ambiente WEB 2.0. Os resultados mostraram a efetividade da proposta metodológica em estimular, com a dinâmica do Objeto de Aprendizagem e a transição da representação algébrica para geométrica/gráfica, a participação do estudante na construção de seu conhecimento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









