v. 24 n. 41 (2004)

Editorial

No ano de 2004, a Campanha da Fraternidade elegeu como tema "Água, Fonte de Vida" . O Centro Universitário Franciscano, como Instituição de geração e transmissão de conhecimentos, e que tem como seu padroeiro São Francisco de Assis, um apóstolo da conservação da natureza, não poderia deixar de se engajar nessa campanha.

Dessa forma, foi organizada uma programação institucional, denominada Programa das Águas, contemplando uma série de atividades sobre o tema, envolvendo a comunidade universitária e do município de Santa Maria, a fim de sensibilizar sobre a conservação e o uso adequado da água.

Na programação, foram envolvidos os profissionais das diferentes áreas do conhecimento do Centro Universitário Franciscano e também convidados especialistas de outras instituições, abordando a temática nos aspectos técnico-científico, social, econômico, cultural, artístico e religioso.

Foram realizadas palestras, simpósios, exposições de trabalhos científicos, maquetes arquitetônicas, cartográficas, gravuras, pinturas e fotos, oficinas pedagógicas, saraus poéticos, apresentações artísticas de grupos de dança e corais, celebrações religiosas e, ainda, uma feira específica sobre o tema em foco.

Os eventos foram realizados ao longo de todo o ano, o que possibilitou, assim, aos docentes, funcionários e discentes do Centro Universitário Franciscano e à comunidade em geral uma reflexão continuada para a sensibilização sobre o assunto.

No presente número da Revista Vidya, publica-se uma coletânea de artigos selecionados daqueles apresentados nos diferentes eventos ocorridos ao longo do Programa das Águas, contemplando diferentes áreas do conhecimento. Tal diversidade de perspectivas sobre o tema reafirma o quanto a água se constitui em elemento vital nas múltiplas atividades humanas.

Deve-se reconhecer, entretanto, a importância da efetiva conscientização sobre a situação crítica de sua escassez, o que se vislumbra em um futuro próximo. Espera-se, assim, que os artigos aqui reunidos possam contribuir nesse processo.

Galileo Adeli Buriol

 

Publicado: 24.04.2015

Artigos