v. 34 n. 1 (2014)

Editorial

A revista Vidya está lançando o volume 34, primeiro número, ano de 2014, de forma muito significativa pois a esta estará sendo editada pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER pela plataforma http://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA, a partir de então. Um segundo motivo diz respeito à decisão de que a revista seja ligada ao Mestrado e Doutorado em Ensino em Ciências e em Matemática, aprovado recentemente pela CAPES, além do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática. Mais uma marca importante deste número é que ele é constituído de 16 artigos de renomados pesquisadores, da área de Ensino de Física e de Matemática, convidados para a edição comemorativa aos dez anos do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, aos quais já antecipamos nossos agradecimentos.

Observa-se, em cursos de Licenciatura, que cada vez mais os egressos sentem dificuldades na sua prática docente quanto ao modo de ensinar e quanto ao conteúdo a ser trabalhado. Outro obstáculo que se apresenta é a dicotomia entre o domínio do conteúdo específico e a formação pedagógica.

Nessa trajetória, percorrida por muitos dos professores, coloca-se a formação continuada como uma ação e um espaço de atualização tanto de conteúdos quanto de reflexão da prática, capazes de provocarem mudanças na qualidade de ensino. Ela pode ser desenvolvida nos cursos de curta duração ou em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Nesses espaços de formação continuada, os professores têm oportunidade de analisar as experiências vivenciadas pelos colegas, trabalhar com o conteúdo e refletir sobre suas concepções e suas práticas pedagógicas. Sabe-se que muitos professores atuantes hoje na Educação Básica têm como única formação a licenciatura, e estes cursos não dão conta de proporcionar aos alunos propostas eficientes e diversificadas para atuarem como professores, pois os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial tornam-se insuficientes para o exercício de suas funções de professor ao longo de sua trajetória profissional.

Ciente dessa realidade, o Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, RS, oferece o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática com o propósito de oferecer aos professores a oportunidade de realização de estudos e pesquisas em relação aos conteúdos específicos e contribuir com um suporte teórico-metodológico, visando oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica da prática escolar exercida pelo docente.

Criado em 2004, o curso objetiva capacitar, em nível de pós-graduação stricto sensu, profissionais do ensino de Física e de Matemática em exercício nos sistema de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior, como em cursos de licenciatura, e oportunizar uma formação profissional, buscando a integração entre conteúdos específicos, teorias de aprendizagem e metodologias de ensino apropriadas ao ensino de Física e de Matemática.

Conforme estabelecido em seu projeto de criação, o curso, ao propor objetivos que contemplam tanto a apropriação de conteúdos curriculares, quanto a apropriação dos métodos de ensino e de pesquisa, adequados ao ensino de Física e de Matemática, possibilita aos mestrandos realizarem pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação escolar e a fazer uso dos instrumentos teórico-práticos específicos da função docente, no sentido de exercer de modo eficiente a sua profissão.

Os mestrados profissionais da área de ensino seguem a orientação da CAPES e, nesse sentido, buscam contribuir significativamente para a qualificação do ensino por meio de uma formação continuada de professores dos níveis fundamental e médio e de professores que atuam em cursos de licenciatura; propiciar a formação de docentes para atuar no sistema escolar quanto aos aspectos de avaliação, coordenação, formação de grupos de trabalho para analisar e refletir a prática pedagógica. Nesse sentido, nestes dez anos de trajetória, o curso de mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática tem contribuído, por meio das dissertações e seus produtos pedagógicos, para a qualificação da formação docente. Esses produtos agregam valor social ao contexto educativo e à comunidade em geral.

Na página do curso, disponível em  http://sites.unifra.br/Default.aspx?alias=sites.unifra.br/fisicamatematica, encontra-se um repositório de produtos pedagógicos que servem de subsídios para professores dos diferentes níveis de ensino.

Os temas das dissertações e seus respectivos produtos contemplam os problemas da educação e da sociedade e as especificidades do ensino de Física e de Matemática, considerando as delimitações traçadas nas linhas de pesquisa do curso, quais sejam: trabalho pedagógico e suas repercussões no ensino de Física e trabalho pedagógico e suas repercussões no ensino de Matemática.

Ao longo dos dez anos de atuação, o curso formou um contingente de aproximadamente 100 professores oriundos dos mais diversos locais do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Amazonas e Amapá, abrangendo os anos finais do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Além disso, muitos dos egressos estão atualmente em Coordenadorias Estaduais e Municipais de Ensino, coordenadorias pedagógicas das escolas, contribuindo, dessa forma, com a qualificação do quadro docente dessas escolas e instituições de ensino superior das diferentes regiões do Brasil.

Os leitores encontrarão artigo que aborda aproximação entre diferentes campos do conhecimento em educação como a etnomatemática, a etnobiologia e a etnoecologia; resultados de pesquisa que objetivam investigar o impacto do mestrado profissionalizante em ensino de Matemática em egressos do curso; investigação sobre a educação inclusiva em Geometria com deficientes visuais; discussão sobre os parâmetros que podem ser utilizados pelos docentes dos anos iniciais para o ensino de Matemática e, fechando um primeiro bloco, uma sequência didática eletrônica envolvendo frações destinada a alunos com necessidade de estudos de recuperação no ensino fundamental.

Em um segundo bloco, são apresentados mais cinco artigos, sendo o primeiro um relato de experiência abordando a Nanociência no ensino médio;  artigo que traça um panorama sobre o surgimento, o desenvolvimento, a divulgação, a caracterização e aplicações da curva normal; no seguinte, os autores tecem considerações sobre a inserção social como uma das características do Mestrado Profissional, por meio de alguns produtos gerados nesta modalidade; a modelagem matemática a partir da construção de termômetros de água feitos em aula ou laboratório escolar é apresentada e finaliza-se o bloco com artigo que analisa o uso de objetos de aprendizagem em Física para o ensino médio.

O terceiro bloco contém seis artigos e inicia com uma investigação sobre as estruturas cognitivas envolvidas na construção de autovalores e autovetores, segundo a Teoria APÓS; um estudo sobre as medidas de tendência central e de dispersão nos programas de livros didáticos de Matemática do ensino médio do Brasil e da França é analisado no artigo; a resolução de problemas se acha presente no relato que  descreve e analisa experiências realizadas com Educação de Jovens e Adultos e Formação Inicial de Professores; uma discussão teórica sobre a colisão com efeito estilingue com pêndulos e a transferência de momento linear e energia cinética aqui é feita; os jogos de linguagem de Wittgenstein em atividade de modelagem matemática é o tema do penúltimo artigo do bloco, o qual finaliza com o estudo realizado que objetiva verificar como alunos resolvem exercícios de Cálculo mediados por tecnologia digital.

Dessa forma, agradecemos aos nossos convidados colaboradores com a edição especial comemorativa aos dez anos do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática e desejamos a todos uma excelente leitura.

Profa. Dra. Eleni Bisogni (coordenadora do Mestrado e editora convidada para a edição)

Prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas (editor chefe)

Publicado: 30.05.2014

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