LETRAMENTO PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS

Jaqueline de Morais Costa, Nilcéia Maciel Pinheiro

Resumo


O objetivo deste estudo foi discutir sobre parâmetros que poderiam indicar as competências necessárias ao docente para o ensino de matemática durante os anos iniciais. Para isso, empregou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, por meio da qual se abordou sobre aspectos referentes à educação matemática, frisando sobre a formação para os anos iniciais. Utilizou-se dos estudos da área de educação para elucidar conceitos inerentes as competências docentes. Verificou-se nos estudos sobre letramento para a docência em matemática as orientações sobre os requisitos necessários para a formação do professor. Além disso, identificou-se a complexidade da atuação docente, pois a práxis pedagógica abrange além dos conhecimentos técnicos, pedagógicos e de currículo, incluindo a importância do reconhecimento do próprio professor do seu papel social, como formador dos agentes transformadores da realidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.