LETRAMENTO PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Jaqueline de Morais Costa
  • Nilcéia Maciel Pinheiro

Resumen

O objetivo deste estudo foi discutir sobre parâmetros que poderiam indicar as competências necessárias ao docente para o ensino de matemática durante os anos iniciais. Para isso, empregou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, por meio da qual se abordou sobre aspectos referentes à educação matemática, frisando sobre a formação para os anos iniciais. Utilizou-se dos estudos da área de educação para elucidar conceitos inerentes as competências docentes. Verificou-se nos estudos sobre letramento para a docência em matemática as orientações sobre os requisitos necessários para a formação do professor. Além disso, identificou-se a complexidade da atuação docente, pois a práxis pedagógica abrange além dos conhecimentos técnicos, pedagógicos e de currículo, incluindo a importância do reconhecimento do próprio professor do seu papel social, como formador dos agentes transformadores da realidade.

Publicado

2014-05-29

Cómo citar

Costa, J. de M., & Pinheiro, N. M. (2014). LETRAMENTO PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS. VIDYA, 34(1), 13. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/17

Número

Sección

Artigos