LETRAMENTO PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS
Abstract
O objetivo deste estudo foi discutir sobre parâmetros que poderiam indicar as competências necessárias ao docente para o ensino de matemática durante os anos iniciais. Para isso, empregou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, por meio da qual se abordou sobre aspectos referentes à educação matemática, frisando sobre a formação para os anos iniciais. Utilizou-se dos estudos da área de educação para elucidar conceitos inerentes as competências docentes. Verificou-se nos estudos sobre letramento para a docência em matemática as orientações sobre os requisitos necessários para a formação do professor. Além disso, identificou-se a complexidade da atuação docente, pois a práxis pedagógica abrange além dos conhecimentos técnicos, pedagógicos e de currículo, incluindo a importância do reconhecimento do próprio professor do seu papel social, como formador dos agentes transformadores da realidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









