MODELOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM TERMÔMETRO DE ÁGUA
Resumo
Neste artigo, são feitas considerações acerca da construção de modelos matemáticos que expliquem ou descrevam experimentos simples que podem ser feitos em sala de aula ou em laboratório escolar. O trabalho apresenta a construção de um termômetro de água, a partir de materiais simples, realizada por uma estudante do sexto ano do Ensino Fundamental, bem como os dados por ela coletados com este instrumento em duas situações: primeiro expondo o termômetro ao sol, ou seja, aquecendo-o, e, logo a seguir, colocando o termômetro em um ambiente com temperatura inferior, aproximadamente constante, ou seja, resfriando-o. A seguir são apresentados modelos matemáticos construídos em linguagem acessível a alunos de Ensino Médio a partir dos mesmos dados. Finalmente, são feitas algumas considerações acerca do modelo clássico de resfriamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









