HABILIDADES VISUAIS DESENVOLVIDAS EM UMA OFICINA INCLUSIVA DE GEOMETRIA PARA CEGOS

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano
  • Davi Cézar da Silva

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma oficina ocorrida em um Congresso Internacional sobre Ensino de Matemática, envolvendo dezenove participantes entre estudantes de graduação e pós-graduação de diversas regiões do país. O objetivo da oficina era aplicar materiais didáticos utilizados em uma investigação com cego em uma dissertação de mestrado. O da presente pesquisa consistiu em verificar como os participantes dessa oficina pedagógica utilizavam materiais didáticos para o ensino de Geometria Plana e Espacial em uma classe inclusiva com deficientes visuais. As atividades foram realizadas em duplas, sendo que um dos participantes se portou como cego, utilizando uma venda, e o outro descreveu seu comportamento durante a realização. Foram feitos registros por escrito e por fotos para análise posterior. Os resultados comprovaram que é possível desenvolver habilidades visuais, como construtos mentais, com indivíduos na condição de alunos cegos numa classe inclusiva.

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano

Licenciatura Plena em Matemática pela UCPEL (1974).

Especialista em Análise Matemática pela UFPEL (1982).

Mestrado em Matemática Pura e Aplicada pela UFSC (1985).

Doutorado em Educação - área de concentração Educação Matemática - pela UFPR (2009).

Professor do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática da UNIFRA.

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Publicado

29.05.2014

Como Citar

Leivas, J. C. P., & Silva, D. C. da. (2014). HABILIDADES VISUAIS DESENVOLVIDAS EM UMA OFICINA INCLUSIVA DE GEOMETRIA PARA CEGOS. VIDYA, 34(1), 19. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/16

Edição

Seção

Artigos