HABILIDADES VISUAIS DESENVOLVIDAS EM UMA OFICINA INCLUSIVA DE GEOMETRIA PARA CEGOS

Autores/as

  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano
  • Davi Cézar da Silva

Resumen

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma oficina ocorrida em um Congresso Internacional sobre Ensino de Matemática, envolvendo dezenove participantes entre estudantes de graduação e pós-graduação de diversas regiões do país. O objetivo da oficina era aplicar materiais didáticos utilizados em uma investigação com cego em uma dissertação de mestrado. O da presente pesquisa consistiu em verificar como os participantes dessa oficina pedagógica utilizavam materiais didáticos para o ensino de Geometria Plana e Espacial em uma classe inclusiva com deficientes visuais. As atividades foram realizadas em duplas, sendo que um dos participantes se portou como cego, utilizando uma venda, e o outro descreveu seu comportamento durante a realização. Foram feitos registros por escrito e por fotos para análise posterior. Os resultados comprovaram que é possível desenvolver habilidades visuais, como construtos mentais, com indivíduos na condição de alunos cegos numa classe inclusiva.

Biografía del autor/a

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano

Licenciatura Plena em Matemática pela UCPEL (1974).

Especialista em Análise Matemática pela UFPEL (1982).

Mestrado em Matemática Pura e Aplicada pela UFSC (1985).

Doutorado em Educação - área de concentração Educação Matemática - pela UFPR (2009).

Professor do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática da UNIFRA.

Publicado

2014-05-29

Cómo citar

Leivas, J. C. P., & Silva, D. C. da. (2014). HABILIDADES VISUAIS DESENVOLVIDAS EM UMA OFICINA INCLUSIVA DE GEOMETRIA PARA CEGOS. VIDYA, 34(1), 19. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/16

Número

Sección

Artigos