v. 21, n. 37 (2002)

Editorial

As questões concernentes à qualificação do ensino de Língua Portuguesa e Literatura são matéria de frequentes debates, aos quais, muitas vezes, seguem propostas transformadas em programas oficiais de maior ou menor alcance efetivo. Pautadas pela dinâmica histórica e cultural, as mudanças de paradigmas incitam a sempre novos posicionamentos críticos, ainda que, muitas vezes, direcionados a problemas que desafiam o próprio processo de transformação social.

Nesse sentido, permanecem conflitantes os esforços dos professores tanto em garantir o interesse dos alunos pela leitura, quanto em buscar estratégias para as dificuldades que se apresentam nos trabalhos de produção e análise de textos. Continua, igualmente, cobrando atenção o bifrontismo da arte literária concebida enquanto patrimônio cultural humano e como expressão viva do diálogo que estabelece com a contemporaneidade.

Recentes tecnologias, no entanto, impõem perspectivas de abordagem sem precedentes, abrindo o campo das indagações sobre o presente e o futuro da atuação dos professores de Língua e Literatura. Os recursos dos meios eletrônicos potencializam a necessidade de reorientação da atividade docente, do mesmo modo que a falta deles põe a descoberto carências que vão muito além de sua efetiva utilização.

Diante de tais reflexões, as variadas abordagens aqui reunidas ganham unidade na interação dos objetivos de aprofundar, atualizar e socializar o conhecimento no campo dos estudos literários e linguísticos. Confirmam, sobretudo, o papel do profissional de Letras como agente imprescindível na construção de alternativas e propostas críticas em face das contínuas e complexas mudanças do mundo contemporâneo.

Inara de Oliveira Rodrigues

Editora

 

Sumário

Artigos

Ingedore Grunfeld Villaça Koch
PDF
15
Regina Ziberman
PDF
17
Maria da Glória Bordini
PDF
12
Maria Helena Saldanha Barbosa, Mauro Gaglietti
PDF
12
Inara de Oliveira Rodrigues
PDF
14
Ana Lúcia Chelotti Prochnow
PDF
7
Nara Augustin Gherke
PDF
15
Cristiane Fuzer de Vargas
PDF
15
Maria Eunice Moreira
PDF
9
Maria Luíza Ritzel Remédios
PDF
10
Silvia Niederauer
PDF
7
Miriam Denise Kelm
PDF
7
José Luís Giovanoni Fornos
PDF
11
Marta Lia Genro Applel
PDF
10
Paulo Nunes da Silva
PDF
17
Cecília Helena Pellegrini Della Méa, Laurindo Dalpian
PDF
15
Sara Regina Scotta Cabral
PDF
12
Carla Callegaro Corrêa Kader
PDF
12
Flávia Medianeira de Oliveira
PDF
16