A CONFIGURAÇÃO TEXTUAL DA SEÇÃO DE METODOLOGIA EM ARTIGOS ACADÊMICOS ELETRÔNICOS DE LIGÜÍSTICA APLICADA

Flávia Medianeira de Oliveira

Resumo


No contexto acadêmico, o conhecimento é construído a partir da leitura, produção e publicação de textos associados à pesquisa. Nos dias atuais, a Internet representa uma nova alternativa na disseminação de informações. Em vista disso, o artigo acadêmico eletrônico se constitui em uma das alternativas de materialização do conhecimento cientifico. Neste trabalho, busco explicitar e descrever a configuração contextual e textual da seção de metodologia de trinta e nove artigos acadêmicos eletrônicos publicados em cinco periódicos de Lingüística Aplicada. A partir dessa investigação, busco examinar em que medida o contexto sociocultural que norteia a prática de pesquisa em Lingüística Aplicada aponta para a utilização de duas tendências especificas: quantitativa ou qualitativa e identificar em que medida os textos apontam para a utilização efetiva dessas tendências e as escolhas léxico-gramaticais evocam essas duas tendências de pesquisa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v21i37.480

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.