LINGÜÍSTICA E DIDÁTICA: PERSPECTIVAS ATUAIS
Resumo
Os PCNs preconizam que o ensino de Língua Portuguesa deve ter como objeto central o texto. Sendo assim, o professor precisa de subsídios que lhe permitam trabalhar com o texto em sala de aula de maneira não intuitiva. E estes lhe serão, em grande parte, fornecidos pela Lingüística Textual, pois a ela compete o estudo dos recursos lingüísticos e das condições discursivas que presidem à construção da textualidade e, em decorrência, à produção textual dos sentidos. Isso significa, inclusive, uma revitalização do estudo da gramática, não como um fim em si mesma, mas no sentido de evidenciar de que modo o trabalho de seleção e combinação dos elementos, dentro das inúmeras possibilidades que a gramática da língua nos põe à disposição, nos textos que lemos ou produzimos, constitui um conjunto de decisões motivadas que vão funcionar como instruções ou sinalizações a orientar a busca pelo sentido.Downloads
Publicado
28.05.2015
Como Citar
Koch, I. G. V. (2015). LINGÜÍSTICA E DIDÁTICA: PERSPECTIVAS ATUAIS. VIDYA, 21(37), 15. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/463
Edição
Seção
Artigos