v. 34 n. 2 (2014)

Editorial

Apresentamos a o v. 34, n. 2, correspondente ao segundo semestre de 2014, com um total de 10 artigos envolvendo pesquisas consolidadas na área de Ensino e Educação em Ciências e Matemática, oriundos de várias instituições e de pesquisadores renomados.

No primeiro artigo é apresentada a metodologia Lesson Study numa experiência realizada em uma disciplina de Didática no curso de Licenciatura em Matemática na UFRJ, a qual se revelou um grande potencial pedagógico na formação de professores. No segundo, é descrito o uso do aplicativo DIALMAKER para a produção de um relógio de sol e sua utilização em atividades de Física na escola básica. No terceiro, foi feita uma investigação, com alunos e os respectivos professores, a respeito de abordagens sobre números relativos na escola básica, identificando dificuldades de interpretação e resolução de problemas sobre aplicações desse conteúdo. No quarto artigo é feita investigação sobre a maneira como estudantes do Ensino Médio utilizam diversos tipos de representações semióticas no estudo de função. Fechando um primeiro bloco de cinco artigos, é apresentado um mapeamento de teses e dissertações produzidas no Brasil sobre abordagens no ensino de Cálculo Diferencial e Integral.

Comparando práticas educativas no contexto escolar em ciências naturais é o sexto artigo, o qual, por meio de parâmetros da Pesquisa Qualitativa, buscou descrever e analisar essa prática educativa, com ênfase em repertórios de ensino e conteúdos procedimentais, de duas docentes em contextos distintos: Reforço Escolar e Ciências Naturais. No sétimo é apresentado um recorte de tese de doutorado, no qual o autor teve por objetivo a inserção de assuntos ambientais por meio de módulos didáticos para a abordagem dos conteúdos. O oitavo artigo apresenta resultados de uma investigação que utiliza o jogo LobaRiemann para o ensino de Geometrias Não-Euclidianas e  utiliza a  Teoria da Aprendizagem Significativa. No nono artigo é apresentada uma reflexão sobre o desempenho de professores participantes de um projeto de extensão:  Laboratório de Matemática como Espaço para a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos e o Intercâmbio Universidade-Escola, a respeito do ensino de Geometria. Para finalizar a edição,  é abordado no artigo a análise de atividades didáticas interdisciplinares e contextualizadas, relacionadas ao estudo da biodiversidade regional utilizando-se dos conhecimentos das ciências da natureza e da arte na formação docente.

Desejamos a todos uma boa leitura, esperando contribuir para novas investigações com as investigações aqui relatadas.

Prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas (Editor chefe)

Publicado: 11.12.2014

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