v. 34, n. 2 (2014)

Editorial

Apresentamos a o v. 34, n. 2, correspondente ao segundo semestre de 2014, com um total de 10 artigos envolvendo pesquisas consolidadas na área de Ensino e Educação em Ciências e Matemática, oriundos de várias instituições e de pesquisadores renomados.

No primeiro artigo é apresentada a metodologia Lesson Study numa experiência realizada em uma disciplina de Didática no curso de Licenciatura em Matemática na UFRJ, a qual se revelou um grande potencial pedagógico na formação de professores. No segundo, é descrito o uso do aplicativo DIALMAKER para a produção de um relógio de sol e sua utilização em atividades de Física na escola básica. No terceiro, foi feita uma investigação, com alunos e os respectivos professores, a respeito de abordagens sobre números relativos na escola básica, identificando dificuldades de interpretação e resolução de problemas sobre aplicações desse conteúdo. No quarto artigo é feita investigação sobre a maneira como estudantes do Ensino Médio utilizam diversos tipos de representações semióticas no estudo de função. Fechando um primeiro bloco de cinco artigos, é apresentado um mapeamento de teses e dissertações produzidas no Brasil sobre abordagens no ensino de Cálculo Diferencial e Integral.

Comparando práticas educativas no contexto escolar em ciências naturais é o sexto artigo, o qual, por meio de parâmetros da Pesquisa Qualitativa, buscou descrever e analisar essa prática educativa, com ênfase em repertórios de ensino e conteúdos procedimentais, de duas docentes em contextos distintos: Reforço Escolar e Ciências Naturais. No sétimo é apresentado um recorte de tese de doutorado, no qual o autor teve por objetivo a inserção de assuntos ambientais por meio de módulos didáticos para a abordagem dos conteúdos. O oitavo artigo apresenta resultados de uma investigação que utiliza o jogo LobaRiemann para o ensino de Geometrias Não-Euclidianas e  utiliza a  Teoria da Aprendizagem Significativa. No nono artigo é apresentada uma reflexão sobre o desempenho de professores participantes de um projeto de extensão:  Laboratório de Matemática como Espaço para a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos e o Intercâmbio Universidade-Escola, a respeito do ensino de Geometria. Para finalizar a edição,  é abordado no artigo a análise de atividades didáticas interdisciplinares e contextualizadas, relacionadas ao estudo da biodiversidade regional utilizando-se dos conhecimentos das ciências da natureza e da arte na formação docente.

Desejamos a todos uma boa leitura, esperando contribuir para novas investigações com as investigações aqui relatadas.

Prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas (Editor chefe)

Sumário

Artigos

Fellipe Gomes Coelho, Ana Teresa de Oliveira, Claudia Segadas Vianna
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12
Andressa Goulart, Eliziane Dávila, Carlos Maximiliano Dutra
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12
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Erika Brinck Gonçalves
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22
Nilton Cesar Garcia Salgueiro, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
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14
Erica Marlucia Leite Pagani, Norma Suely Gomes Allevato
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14
Paulo César Gomes
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20
Eduardo Giuliani Koehler, Martha Bohrer Adaime
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12
Wanderley Pivatto Brum, Sani de Carvalho Rutz da Silva
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24
Maria da Conceição Vieira Fernandes, Kátia Maria de Medeiros
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16
Rosemar de Fátima Vestena, Valdir Pretto, Elza Hirata
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14