O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E A FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERCÂMBIO E REFLEXÕES DOS FUTUROS PROFESSORES
Autores
Maria da Conceição Vieira Fernandes
Universidade Estadual da Paraíba
Kátia Maria de Medeiros
Universidade Estadual da Paraíba
Resumo
Este artigo é um recorte de um Projeto de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), intitulado O Laboratório de Matemática como Espaço para a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos e o Intercâmbio Universidade-Escola. Tem como objetivo apresentar reflexões de três dos seis futuros professores de Matemática participantes do Projeto, sobre a relação dos alunos com a Matemática, a criatividade, o ensino de Geometria, os jogos, as atividades de extensão e a realidade da escola básica estadual de Campina Grande. Foram desenvolvidos minicursos, juntamente com os futuros professores e os professores da escola pública, que foram ministrados na escola e em eventos da UEPB e da UFPB. Ao final, os futuros professores perceberam mais sobre a sala de aula de Matemática e realizaram atividades desafiantes que os fizeram acreditar ser possível trabalhar de modo sério e prazeroso nas aulas de Matemática de uma escola pública estadual.