ANÁLISE SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS FRACIONÁRIOS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE UBERABA – MG

Autores

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior UFTM
  • Erika Brinck Gonçalves UFTM

Resumo

Diante da grande deficiência encontrada em relação à compreensão dos alunos sobre números fracionários este trabalho teve o intuito de identificar as dificuldades que os alunos têm sobre o assunto e entender quais são as melhores formas de abordagem dos professores para que seja possível uma aprendizagem significativa. O levantamento de dados foi realizado através da aplicação de um teste de avaliação dos conhecimentos sobre números fracionários aos alunos e um questionário aos seus professores com o intuito de avaliar como estes abordam o conteúdo em sala de aula e como veem o aproveitamento dos alunos. Os principais resultados mostram que quando as atividades propostas são exercícios de repetição ou aplicação de fórmulas os alunos possuem bons resultados, porém em atividades em que se exige a aplicação deste conteúdo em situações cotidianas os alunos apresentam grandes dificuldades na interpretação e resolução dos mesmos.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, UFTM

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geomática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vice coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação da UFTM, coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, coordenador do projeto FAPEMIG: Tendências da pesquisa sobre Educação Estatística no Brasil e FAPEMIG/CAPES: Concepção e Prática de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas em Uberaba no Triângulo Mineiro em Relação à Matemática e à Estatística.

Erika Brinck Gonçalves, UFTM

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM – Uberaba/Minas Gerais/Brasil. Participou por 4 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Como Citar

Oliveira Júnior, A. P. de, & Gonçalves, E. B. (2014). ANÁLISE SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS FRACIONÁRIOS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE UBERABA – MG. VIDYA, 34(2), 22. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/37

Edição

Seção

Artigos