A METODOLOGIA DA LESSON STUDY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA

Fellipe Gomes Coelho, Ana Teresa de Oliveira, Claudia Segadas Vianna

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo identificar as contribuições que a metodologia Lesson Study (LS) pode oferecer à formação inicial de professores de Matemática, quando utilizada em aulas do curso de licenciatura em Matemática. Analisamos nesse texto uma experiência realizada no Instituto de Matemática da UFRJ, onde licenciandos da disciplina Didática Especial da Matemática II vivenciaram tal metodologia. Observamos que a referida experiência favoreceu o desenvolvimento de saberes docentes e possibilitou uma participação ativa dos licenciandos no seu processo de formação. No papel de agentes centrais, revisitaram conteúdos, fizeram escolhas de métodos, elaboraram um plano de aula e exercitaram a crítica. Destacamos a análise do vídeo de uma aula que se utilizou da metodologia Lesson Study, atividade inicial da nossa experiência, que revelou um grande potencial pedagógico para a formação de professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.