A METODOLOGIA DA LESSON STUDY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Fellipe Gomes Coelho
  • Ana Teresa de Oliveira
  • Claudia Segadas Vianna

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo identificar as contribuições que a metodologia Lesson Study (LS) pode oferecer à formação inicial de professores de Matemática, quando utilizada em aulas do curso de licenciatura em Matemática. Analisamos nesse texto uma experiência realizada no Instituto de Matemática da UFRJ, onde licenciandos da disciplina Didática Especial da Matemática II vivenciaram tal metodologia. Observamos que a referida experiência favoreceu o desenvolvimento de saberes docentes e possibilitou uma participação ativa dos licenciandos no seu processo de formação. No papel de agentes centrais, revisitaram conteúdos, fizeram escolhas de métodos, elaboraram um plano de aula e exercitaram a crítica. Destacamos a análise do vídeo de uma aula que se utilizou da metodologia Lesson Study, atividade inicial da nossa experiência, que revelou um grande potencial pedagógico para a formação de professores.

Downloads

Publicado

11.12.2014

Como Citar

Gomes Coelho, F., de Oliveira, A. T., & Vianna, C. S. (2014). A METODOLOGIA DA LESSON STUDY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA. VIDYA, 34(2), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/41

Edição

Seção

Artigos